Curso de Medicina terá vestibular em 2015 e será voltado para a Saúde da Família

A implantação do Curso Superior de Medicina no Campus de Araranguá da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) teve mais um capítulo decisivo na tarde desta quinta-feira, dia 29, quando as duas comissões de trabalho que atuam para aperfeiçoar este processo promoveram a primeira reunião de integração.

O prefeito Sandro Maciel destacou a importância da concentração de esforços. Para ele, o município está consolidando-se como polo universitário estadual e a comunidade já iniciou contagem regressiva para receber o Curso de Medicina, uma antiga reivindicação da cidade e região. “A instalação e funcionamento do Campus da UFSC em Araranguá, o primeiro além da sede, em Florianópolis foi uma conquista histórica. A oferta de quatro cursos já é uma realidade e significa avanço. Além disso, a inclusão do curso oportunizará uma grade curricular ainda mais conceituada. Não tenho dúvida que isto representa melhor qualidade de vida para nossa população e desenvolvimento para a cidade”, afirmou.

O diretor geral da UFSC de Araranguá, professor Paulo Esteves observou que os procedimentos visando implantar o Curso de Medicina no Campus da principal cidade do extremo sul catarinense estão transcorrendo com normalidade. “O projeto é promover o primeiro exame vestibular no segundo semestre de 2015 e iniciar ano letivo  em 2016. Neste primeiro momento serão ofertadas 30 vagas”, revelou.

Ainda segundo Paulo Esteves, a implantação do novo curso implicará na contratação, via concurso público, de mais 60 professores e 30 técnicos. Hoje, o Campus da UFSC de Araranguá possui aproximadamente 1,1 mil alunos, 70 professores e 110 técnicos, entre secretárias, assistentes administrativas, auxiliares de laboratório e agentes de manutenção predial. São ofertados quatro cursos: Fisioterapia, Tecnologias da Informação e Comunicação, Engenharia da Energia e Engenharia da Computação.

Com a intenção de promover ajustes nos setores técnicos e estruturais, visando oferecer boas condições para que o Curso de Medicina seja implantado em Araranguá, duas comissões trabalham em busca de constante aprimoramento. A primeira comissão reúne cidadãos do município e região, enquanto a segunda é integrada por professoras como Janaina Medeiros de Souza e Núbia Carelli Pereira de Avelar, ambas da UFSC. As duas, aliás, estarão participando nessa sexta-feira, dia 30, na Reitoria da Universidade Federal, em Florianópolis, de uma reunião cujo tema central será o debate sobre estratégias que serão adotadas.

O Curso de Medicina de Araranguá terá a base pedagógica centralizada no Programa de Saúde da Família (PSF). “Esse direcionamento da UFSC em ofertar através do Curso de Medicina uma formação voltada para capacitar profissionais para a Saúde Pública é algo incrível. Isto mudará a realidade de Araranguá e região. Em geral, as universidades preparam profissionais para atuar no setor privado”, ponderou a secretária municipal de Saúde, Maria Aparecida Costa.

A ideia é que as duas comissões promovam encontros periódicos para avaliar a situação e identificar o estágio dos trabalhos. Também participaram da reunião desta quinta-feira a secretária municipal de Educação, Rosângela Marcelino Casagrande; o assessor especial de gabinete, Jonas Soares; a presidente da União das Associações de Moradores de Araranguá (Uama), Solene Feltrin;  a ex-secretária da Saúde, Evelyn Elias (representando a ACIVA) e o enfermeiro José Murialdo.