Abertos os envelopes com propostas para abertura da fixação da Barra

A área de Infraestrutura teve um capítulo importante na terça-feira, dia 03, quando ocorreu a abertura dos envelopes com as propostas das empresas interessadas em participar dos processos licitatórios visando à construção de uma obra históricas para a Cidade das Avenidas: a primeira etapa da construção dos molhes e abertura do canal de fixação da Barra do Rio Araranguá.

Agora, o Governo do Município, através de uma comissão técnica, tem cinco dias úteis (até 10 de junho) para avaliar a documentação, providenciar a publicação dos editais informando quais empresas estão de acordo com as exigências legais, para em seguida analisar as propostas a fim de escolher quem executará as obras.

MOLHES E CANAL DA BARRA

O prefeito Sandro Maciel afirmou que o lançamento do edital para licitação das obras referentes à primeira etapa de construção dos molhes e abertura do canal de fixação do canal da Barra do Rio Araranguá, agiliza os procedimentos até que ocorra a emissão da licença ambiental prévia do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Ele ressalta que está otimista e ao mesmo tempo cauteloso em relação à conquista deste documento. “O projeto inicial elaborado pela Administração Municipal anterior foi refeito. Agora a obra será edificada na localidade de Mangue Seco. A prefeitura cumpriu com todas as etapas deste processo e por isso estamos ansiosos quanto à definição”, argumentou.

De acordo com o Ministério das Cidades, a Prefeitura tem até o dia 30 de junho para iniciar a construção dos molhes e da fixação do canal da Barra. Ao todo, a obra está orçada em R$ 34 mihões, sendo R$ 26,4 milhões em recursos provenientes do Plano de Aceleração do Crescimento (PACI), mais a contrapartida do município que soma sete milhões. A Construtura Camilo & Ghissi foi a única empresa que apresentou proposta para fazer esta obra. Sonho centenário da população, edificação terá como principal objetivo terminar com as enchentes que assolam as comunidades como Barranca, Volta Curta, Baixadinha e Vila São José.