PROJETO ARCO-ÍRIS

A Administração Municipal de Araranguá, por meio da FAMA (Fundação Ambiental do Município de Araranguá) e SAMAE desenvolveram o Projeto Arco-Íris. Sua nomenclatura foi escolhida devido a singularidade de suas cores. Este projeto visa exclusivamente desenvolver ações integradas sobre a proteção do nosso rio Araranguá.

O objetivo é atrair parceiros como entidades, associações náuticas, pescadores, voluntários e especialmente, conscientizar a população ribeirinha, como Barranca, Canjica, Canjiquinha, Manhoso, Rio dos Anjos e Ilhas, para que através deste engajamento, cada um de nós se torne um defensor, ou melhor, um fiscal deste patrimônio.

Conforme o Superintendente da FAMA, Maureci Rodrigues, ”O poder público com seus braços institucionais, tem o dever de criar políticas públicas, em defesa do meio ambiente, incluindo o nosso rio, de forma abrangente e ostensiva. Porém, se não contar com o acolhimento da população em geral, não lograremos êxito”, destaca.

Este é o principal objetivo do projeto, o engajamento de todos e a inserção no calendário de atividades do município, para a defesa do nosso rio.

Ainda segundo Maureci, ”O fato de termos na foz do rio, todos os tipos de dejetos lançados ao longo do leito, vem parar aqui. Portanto, uma ação como esta, não basta uma vez ao ano, tem que se perpetuar através de um calendário previamente definido”, conclui.

Outro aspecto inserido no projeto de grande importância, são as ações de educação ambiental permanentes, que serão ministradas através dos técnicos da FAMA, UNESC e UFSC, começando com as crianças nas salas de aula.