Galeria pluvial fica pronta em julho e trânsito no local deve ser liberado nos próximos dias

Tanto o secretário municipal de Obras e Serviços Urbanos, Albino Rezende de Souza, quanto o diretor da pasta, Afrânio Ronconi têm expectativa que o trânsito da Rua Coronel João Fernandes, no trecho onde está sendo construída a galeria pluvial subterrânea, seja liberado para tráfego já a partir desta segunda-feira, dia 16.

Na quarta-feira a tarde, dia 11, a dupla vistoriou a obra. Ambos aprovaram o estágio dos trabalhos e destacaram que se não chover, o prazo calculado para a liberação do trânsito no local deve ser cumprido. “Nessa primeira etapa, está sendo providenciado a limpeza da pista onde foi edificada a galeria. Em seguida será feira a implantação de brita, o que possibiitará que a partir desta segunda-feira os veículos possam novamente trafegar pela Rua Coronel João Fernandes”, explicou Afrânio.

Já o secretário de Obras, Albino observa que a medida prevendo a colocação de brita é paliativa e visa desafogar o trânsito no Centro. “Já está tramitando a licitação para compra de camada asfáltica nessa parte da pista. No local,  a via pública será elevada em aproximadamente 40 centímetros. Estimo que em até 60 dias esta segunda etapa das obras de pavimentação estejam concluídas”, informou.

FIM DO DILEMA

A galeria pluvial foi construída no local para encerrar com os constantes alagamentos que ocorriam cada vez que chovia com mais intensidade no município. De acordo com o prefeito de Araranguá, Sandro Maciel muitos comerciantes e moradores faziam esta reivindicação. “Esta demanda era histórica. O atendimento dela representa mais segurança pública e qualidade de vida, por isso o município investiu R$ 755.874,04 em recursos públicos próprios para execução desta obra, que abrange 414 metros de extensão. Em alguns pontos foram implantados tubos de PVC com 1,80m de diâmetro”, afirmou. A previsão é que a galeria fique concluída ainda durante o mês de julho.