Plantas do jardim central de Araranguá são identificadas
Esta é a era da tecnologia, do conhecimento e da sustentabilidade. Cada vez mais, tem se tornado visível a importância da preocupação com ações sustentáveis e com a preservação do meio ambiente. Nas notícias, o lembrete sobre preservação do recursos renováveis e o cuidado com o planeta são pautas que aparecem regularmente. Algumas cidades inclusive, assumiram o compromisso com o programa “Cidades Sustentáveis”, com o objetivo de tornar o município um exemplo para os demais.
Araranguá faz parte deste grupo de cidades que está preocupado com o desenvolvimento, pensando em ações sustentáveis e maneiras de repassar conhecimentos sobre o assunto para a população. Desta forma, o Governo do Município, através da Fundação Ambiental do Município de Araranguá (FAMA) realizou uma ação diferenciada. Foram colocadas 120 placas de identificação nas árvores do Jardim Alcebíades Seara, no Centro da cidade. Elas possuem informações importantes como o nome científico, popular e se são nativas ou exóticas.
De acordo com o superintendente da FAMA, Paulo Simon, a ação faz parte de um processo de educação ambiental. “A ideia é que as pessoas se familiarizem com o nome das árvores, criem um vínculo e entendam a importância do cuidado com as plantas”, afirma.
Ainda de acordo com Simon, existe mais de 500 árvores no Jardim. “Não foram colocadas placas em todas, porque muitas espécies repetem”, explica.
São mais de 100 espécies diferentes. O grupo de escoteiros Ariringuá auxiliou na colocação das placas. “Outro trabalho que a FAMA está fazendo é a colocação de canos de PVC no pé das plantas, porque na hora que é feita a roçagem de canteiros, o fio da máquina de cortar grama pode danificar a casca da planta, prejudicar o crescimento, principalmente da planta jovem”, finaliza o superintendente.
Essa iniciativa colabora também com a aprendizagem, tanto das pessoas em idade escolar como para a população geral. Está também inteiramente vinculada aos conteúdos escolares e as atividades educativas desenvolvidas nas unidades escolares do município.