ARARANGUÁ PRESENTE NA 4ª COLHEITA DO ARROZ DE SANTA CATARINA
A Diretora do Departamento de Agricultura de Araranguá, Thainá Fernandes, e agricultores do município, participaram na última sexta-feira, dia 11, da 4ª Colheita de Arroz em Santa Catarina, organizada pela EPAGRI em Itajaí.
O evento é anual e marca o início simbólico e comemorativo da colheita do arroz irrigado no estado de Santa Catarina. O evento, é resultado de um trabalho articulado entre os diferentes elos da Cadeia Produtiva do Arroz Irrigado.
A rizicultura é a cultura agrícola economicamente mais importante para o município de Araranguá, que possui 5.527 hectares de plantio de arroz irrigado e em torno de 320 famílias vivem da renda dessa cultura. A média de produtividade está em torno de 150 sacos por hectare. Entretanto, tem produtores que chegam em 200 sacos por hectare.
As cultivares tipos de arroz da Epagri correspondem a 55% das cultivares plantadas no município e o restante são quase todas variedades do arroz “irga”. Nesse período, alguns começam a colher, mas a colheita se estende até o final de março. O plantio é sempre feito no período entre os meses de agosto a novembro.
Araranguá possui o CETRAR, que é referência em cultivo orgânico de arroz irrigado para o Brasil. Sendo o único local que produz sementes de arroz orgânico para disponibilizar aos produtores de grãos orgânicos.
O município, se destacou juntamente com Turvo e Meleiro como importantes produtores no cultivo de arroz irrigado do extremo sul catarinense.
“Foi importante a nossa participação neste evento, tanto para a troca de experiências como também, para posicionar a qualidade de nossos produtos no mercado de arroz irrigado”, destaca Thainá Fernandes.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO