OBRAS NOS BAIRROS: URUSSANGUINHA RECEBE MUITAS MELHORIAS

Araranguá está a todo vapor, com várias obras em andamento. A rua Dr. Virgulino de Queiróz, começa a receber a primeira camada asfáltica, diversas ruas recebem melhorias e a rua Iracy Luchina, que passa pelo bairro, já está licitada.

O bairro Urussanguinha é um dos bairros mais tradicionais da cidade, e a muito tempo necessitava de cuidados pontuais e de obras estruturantes para facilitar a mobilidade de seus moradores.

Quem vive ou transita pelas ruas do bairro, já pode perceber a limpeza e as pinturas de meio fio de diversas ruas. Além das obras que já foram realizadas e as que estão em andamento.

Depois da assinatura da ordem de serviço realizada em fevereiro pelo prefeito Cesar Cesa, a rua Dr. Virgulino de Queiróz começa a receber a base para aplicação da camada asfáltica, pois as obras tiveram início ainda em março, com ampliação da rede pluvial.

Para o morador José Mafioletti, que mora há mais de 30 anos na Virgulino, lembra que no início, havia um valo que não tinha nem ponte para passar. ”Ano passado, já colocaram lajota na subida da rua até a XV de Novembro e agora, fizeram a drenagem aqui na frente da minha casa e começaram a colocar o asfalto. Chega dessa pedra de bico. Inclusive, agora vou construir minha calçada”, destaca o morador.

Semelhante é o sentimento da dona Maria de Lourdes da Silva Leite, moradora há 26 anos na rua, que comemora entusiasmada. “Esta obra vai estimular a chegada de novos comércios aqui na rua, além de valorizar minha casa. O asfalto daqui, ligando com o novo asfalto que também será feito na Av. Capitão Pedro Fernandes, vai ficar uma maravilha”, comemora Maria de Lourdes.

Esta é uma das obras indicadas no projeto “Câmara na Comunidade” do ano passado, que teve o vereador Neno Fontoura como anfitrião. Na ocasião, elencou esta obra como uma das mais importantes para o bairro.

Para o prefeito Cesar, “Temos obras prioritárias de pavimentação que não podem esperar mais, por se tratarem de vias de grande fluxo de veículos e que interferem diretamente na mobilidade da cidade. Virgulino de Queiroz, é uma delas. Estou muito feliz em podermos finalmente iniciar a colocação de asfalto nesta rua. Ficará ainda melhor, quando as outras ruas que cruzam a Virgulino, como a Iracy Luchina e Av Capitão Pedro Fernandes, também estiverem prontas e juntas, darão uma nova vida ao bairro”, exalta o prefeito.

BAIRRO RENOVADO:

A Urussanguinha recebeu ainda atenção especial em conserto de calçamento e pintura de meio fios em diversas ruas: Rua D. Alcina, Guilherme Kretschmer, Isabel Flores Hubbe, Maria. C. N. Dos Santos, Fabio Pereira, Manoel Francisco Costa, Norberto Antonio Gomes, Iracy Luchina, Rua Turvo, Henrique de Souza, Rua Maracajá e Av. Cel. João Fernandes.

Em frente ao colégio Extensão X, foi realizada uma passagem elevada para pedestres e concertos de meios fios na Rua Caetano Lummertz, Norberto Gomes, Cel. João Fernandes, Manoel Francisco Costa, Cap. Pedro Fernandes, Av. Getúlio Vargas, Henrique Souza e Iracy Luchina.

A pavimentação asfáltica da Rua Virgulino de Queiróz e parte da Av. Cap. Pedro Fernandes, são uma grande mudança para o bairro e todos que usam essas importantes vias. Também foi entregue a quadra de vôlei e de bocha para o bairro. Assim como, a pavimentação em lajota da rua Ermelindo Cesa e trecho da Rua Prof. Maria Celeste Machado.

CURIOSIDADE HISTÓRICA: QUEM FOI DR. VIRGULINO DE QUEIROZ?

José Virgulino Correia de Queiroz foi um Juiz de Direito em Araranguá, que tomou posse em janeiro de 1892 – entre o final do século XIX e início do século XX.

Fixou residência por aqui, foi bastante atuante e com muita relação com a nossa cidade. Foi amigo de Bernardino Senna Campos, que quando chegou aqui, escreveu em seu diário que encontrou Virgulino em frente à sua casa. Tempos depois, casou-se com Virginia, a filha mais velha do Coronel João Fernandes.

AS MELHORIAS SEGUIRÃO!

Não paramos por aí. A manutenção de estradas, iluminação e outros serviços públicos estão sendo feitos continuamente. Há muito para fazer, por isso a administração trabalha para continuar realizando mais obras e ações importantes. Acompanhe nossas publicações para saber mais sobre o seu bairro e os demais bairros de Araranguá.