ATENDIMENTO DA UPA EM LOCAIS DE ACIDENTES

Em decorrência da repercussão da notícia de um acidente ocorrido neste último dia 27, próximo à UPA 24h de Araranguá, vimos esclarecer fatos desconhecidos por algumas pessoas.

 

A UPA é uma unidade de pronto atendimento, que está preparada para receber atendimentos e encaminhar emergências graves para o hospital.

 

Os profissionais da UPA não podem remover pessoas de locais de acidente, bem como, NINGUÉM pode, a não ser o Samu e os Bombeiros. A remoção de alguém machucado pode piorar o quadro e comprometer sua recuperação e sua vida.

 

No acidente em questão, os profissionais da UPA atenderam imediatamente o paciente no local e prestaram o atendimento ao qual estão preparados, até que o socorro chegasse.

 

Esclarecemos também, que as ambulâncias do município têm por lei a atribuição de atender casos eletivos, ou seja, agendados. E atende dezenas de araranguaenses todos os dias, cumprindo seu dever.

 

Por isso, Samu e bombeiros têm todo o aparato necessário para atendimento em casos de acidente e remoção de acidentados.

 

Lamentamos muito o fato ocorrido, bem como lamentamos o julgamento precipitado das pessoas, embora entendamos que em boa parte se baseiam na falta de conhecimento. Por isso, prestamos este esclarecimento.

 

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO