Caminhada contra as drogas foi adiada
O Dia Mundial de Combate às Drogas foi comemorado na quinta-feira, 26. A subsecretaria de Políticas Públicas Sobre Drogas organizou atividades para comemorar a data, mas foram desmarcadas devido ao tempo chuvoso que fez durante a manhã.
A passeata foi transferida para a próxima quinta-feira, 03, e contará com a participação de escolas de Araranguá. Segundo a subsecretária de Políticas Públicas Sobre Drogas, Priscila Laurindo Pessi, o município enfrenta vários problemas com a alta demanda de dependentes químicos que buscam por tratamento. Ela compreende que as drogas são são problemas de ordem social e o objetivo da atividade é a sensibilização para que, principalmente os adultos possam entender, através das crianças, o que a dependência química faz na vida do cidadão.
A Secretaria Municipal de Saúde dispõe do serviço de prevenção no Ambulatório de Dependência Química e na Subsecretaria de Políticas Públicas Sobre Drogas, que é vinculada diretamente com a secretaria de Saúde. Lá, dispõe-se de uma equipe completa com médico, assistente social e uma psicóloga que faz trabalhos de prevenção nas escolas.
Ainda de acordo com Priscila, os pacientes que mais procuram o Ambulatório buscam por qualidade de vida, hábitos saudáveis e principalmente quando se trata de influência familiar, filhos pedindo ajuda para que os pais abandonem o uso das drogas. Ela comentou que o PROERD (Programa de Educacional de Resistência as Drogas e a Violência) é um programa de grande influência para as crianças. “O PROERD planta uma sementinha positiva nas famílias”, frisou.
A subsecretaria e o ambulatório de Dependência Química têm muitos casos de recuperação registrados. O paciente recebe auxílio psicológico, medicamentoso e em último caso é internado. “O desejo de parar de usar drogas eleva para 50% as chances de conseguir largar o vício. Não tem classe social, idade, sexo. Qualquer indivíduo pode sentir-se vulnerável quanto às drogas”, comentou.
O Ambulatório de Dependência Química atende aproximadamente 500 pacientes. As consultas podem ser marcadas em até sete dias. Lembrando que a nova sede da Subsecretaria de Polícias Sobre Drogas e Ambulatórios de Dependência Química e Saúde Mental está localizada na Rua Padre Antônio Luiz Dias, 408, próximo ao Terminal Intermunicipal de Transporte Coletivo.