1° DE AGOSTO: DIA MUNDIAL DA AMAMENTAÇÃO
Nesta segunda-feira, dia 1° de agosto, é comemorado o Agosto Dourado. Mês do incentivo à amamentação. O leite materno é o melhor alimento nos primeiros meses de vida do bebê, e a recomendação é que a amamentação seja feita até os dois anos ou mais, de forma exclusiva, nos seis primeiros meses de vida.
De acordo com a matéria publicada no site da Febrasgo (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia), a Dra. Silva Regina Piza, presidente da Comissão Nacional Especializada em Aleitamento Materno da Febrasgo, alerta:
“O aleitamento materno é a principal arma no combate à desnutrição e mortalidade infantil, é rico em imunoglobulinas, anticorpos e várias proteínas, lípides e carboidratos adequados para nutrição do recém-nascido. Assim, previne contra as principais doenças do recém-nascido e da infância”, destaca a obstetra.
Na última pesquisa realizada pelo Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (ENANI 2019), reforça o papel protetor da amamentação contra doenças infecciosas e crônicas da infância. E conclui, que mais de 820 mil mortes de crianças menores de 5 anos (por ano) no mundo, poderiam ter sido evitadas com o ato de amamentar.
Para as araranguaenses interessadas em doar leite materno, há o Banco de Leite de Criciúma, que está localizado no Hospital Materno Infantil Santa Catarina (HMISC).
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO