CÂMARA NA COMUNIDADE NO BAIRRO PAIQUERÊ

Mais uma sessão da Câmara de Vereadores integrante do projeto Câmara na Comunidade aconteceu na noite desta quarta-feira, dia 17, com a presença do Prefeito Cesar Antonio Cesa e do Vice-Prefeito Cristiano Costa, do presidente da Câmara, Jair Anastácio e demais legisladores. A anfitriã da noite, foi a vereadora Lena Périco, que em seu pronunciamento enalteceu a comunidade e suas potencialidades.

A sessão ordinária teve boa participação da comunidade do bairro. Em sua manifestação, o presidente da Associação de Moradores do Paiquerê, Mateus Silva da Cunha, ressaltou a importância da localidade no desenvolvimento turístico da cidade, lembrando das Águas Termais e a Lagoa dos Bichos, da praia e das dunas.

Lembrou também, do cuidado individual que todos os moradores devem ter na conservação do bairro. Em suas solicitações, pediu a criação de uma praça devidamente projetada, a construção de uma sede para a associação. Passarelas sobre as dunas, ciclovia, incentivo ao comércio local, ao plantio de árvores nativas e a coleta seletiva de lixo. Já quanto a sessão, na ordem do dia foram para votação um projeto e quatro indicações, todas da Vereadora Lena Périco e todas aprovadas. São elas:

– Projeto de Lei n° 81/2022: Reconhece de utilidade pública a associação dos proprietários e moradores da praia Paiquerê;

– Indicação n° 424/2022: Construção de uma quadra poliesportiva de areia, juntamente com a academia e parquinho, na área institucional do Paiquerê;

– Indicação nº 425/2022: Limpeza das ruas, canteiros, plantio de árvores, colocação de lixeiras e chuveiros junto às futuras passarelas no bairro;

– Indicação nº 426/2022: Transformar as ”Águas Termais” do Paiquerê, neste município em um ponto turístico;

– Indicação n° 427/2022: Revisão geral da iluminação pública do Paiquerê, em nosso município, com troca de hastes e lâmpadas. A instalação cde placas indicativas/turísticas antes do acesso ao bairro e em toda sua extensão.

Em seu pronunciamento, o prefeito Cesar destacou quanto às obras que vem realizando por toda a cidade, tanto com recursos próprios ou com apoio do Governo do Estado. Lembrou as lutas que os moradores do bairro vêm tendo nas conquistas de melhorias e obras estruturantes que serão de suma importância para o desenvolvimento da comunidade. Além, da importância na questão de segurança, socioeconômica, reabertura do acesso Paiquerê/Morro dos Conventos pela beira-mar. “Esta é um luta que não vamos parar até que possamos realizá-la!”, afirmou o prefeito.

Relatou ainda, a visita do geólogo da Defesa Civil do Estado, para realizar um laudo quanto ao deslizamento da encostas no corte da falésia onde fica a estrada de acesso a praia pela rua Caxias, no Morro dos Conventos. Destacou ainda, que Araranguá é a segunda cidade do estado, a ter o Projeto Orla aprovado. Que facilitará o crescimento ordenado do Morro dos Conventos, Paiquerê, Ilhas e Barra Velha.

O prefeito se comprometeu, a realizar boa parte das solicitações e lembrou, que a estação de tratamento de esgoto no Paiquerê esta próximo de ser executada. Que agora depende da parte do investimento que cabe ao proprietário do loteamento, para finalizar a implantação do sistema de tratamento. “Ao fazermos isso, o Morro dos Conventos e o Paiquerê, podem conquistar o “Selo Azul”, que atrairá muitos turistas”, ponderou Cesar.

O Vereador Luciano Pires, pediu a palavra no final da sessão, para agradecer o empenho do prefeito, que aprovou a execução da pavimentação asfáltica da beira mar, que já está acontecendo.