PROGRAMA MEDICAMENTO EM CASA
A Secretaria de Saúde de Araranguá, iniciará nesta quarta-feira, dia 24, o Programa Medicamento em Casa. Este programa, fornecerá medicamentos prescritos na Remume (Relação Municipal de Medicamentos Essenciais) para pacientes acamados que se enquadrem nos seguintes critérios estabelecidos. Considerando que o medicamento é indispensável aos pacientes. Estão inclusos:
– Pessoas residentes e acamadas em Araranguá;
– Usuários do Sistema Único de Saúde;
– Estar vinculado na Unidade Básica de Saúde do Município;
– Portadores de doenças crônico degenerativas;
– Portadores de patologias que necessitem de cuidados paliativos;
– Portadores de incapacidade funcional permanente.
Documentos necessários: RG, CPF, comprovante de residência e comprovante de renda de todos que moram na casa do paciente.
Cada unidade fará o levantamento dos pacientes acamados, que seguirá um cronograma mensal de entrega de medicamentos por pacientes e unidades de saúde.
Será realizado um cadastro (ficha) de cada paciente na unidade de saúde, com endereço, prova, identidade do recebedor e receitas de uso contínuo. Que deverão ser atualizadas anualmente (exceto receitas e medicamentos psicotrópicos) ou conforme avaliação médica do tratamento.
A Secretaria de Saúde, irá avaliar a necessidade do encaminhamento do medicamento a domicílio, mediante avaliação do serviço social da saúde. O Programa Medicamento em Casa, contará com uma ambulância e um profissional farmacêutico, que cuidará de toda a logística.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO