LANÇAMENTO DO PROGRAMA REMÉDIO EM CASA
A Administração Municipal de Araranguá, através da Secretaria de Saúde, lançou na manhã desta quarta-feira, dia 24, no Bom Pastor, o Programa Remédio em Casa. Este programa, fornecerá medicamentos prescritos na Remume (Relação Municipal de Medicamentos Essenciais) para pacientes acamados que se enquadram em alguns critérios estabelecidos.
Conforme a Secretária de Saúde, Daiane Biff, haverá um farmacêutico habilitado para executar o trabalho de entrega dos remédios.
”Poder levar os medicamentos até as casas dos pacientes, é melhorar o acesso da assistência farmacêutica. Hoje, nós temos uma Farmácia Básica que atende todo o município, mas com este programa, iremos facilitar e ajudar os nossos pacientes acamados, para que tenham o seu medicamento mais próximo”, destaca Daiane.
O Prefeito Cesar Cesa, em sua fala, destacou que este é mais um trabalho que faz parte do seu propósito na administração. E que a ideia, surgiu há um tempo atrás, através do Dr. Henrique Besser.
”Esta é uma função, que além de importante para a saúde das pessoas, contribui com a parte social. Pois vai ajudar muito, o cidadão que colabora com o crescimento da nossa cidade. Em nome da administração, agradeço ao trabalho de todos”, ressalta o prefeito.
COMO FUNCIONARÁ?
Cada unidade fará o levantamento dos pacientes acamados, que seguirá um cronograma mensal de entrega de medicamentos por pacientes e unidades de saúde.
Será realizada uma ficha, de cada paciente na unidade de saúde, com endereço, prova, identidade do recebedor e receitas de uso contínuo. Que deverão ser atualizadas anualmente (exceto receitas e medicamentos psicotrópicos) ou conforme avaliação médica do tratamento.
A Secretaria de Saúde, irá conferir a necessidade do encaminhamento do medicamento a domicílio, mediante avaliação do serviço social da saúde. O Programa Remédio em Casa, contará com uma ambulância e um profissional farmacêutico, que cuidará de toda a logística. No momento, já contamos com 200 pessoas cadastradas.
PACIENTES INCLUSOS:
– Pessoas residentes e acamadas em Araranguá;
– Usuários do Sistema Único de Saúde;
– Estar vinculado na Unidade Básica de Saúde do Município;
– Portadores de doenças crônico degenerativas;
– Portadores de patologias que necessitem de cuidados paliativos;
– Portadores de incapacidade funcional permanente.
Documentos necessários: RG, CPF, comprovante de residência e comprovante de renda de todos que moram na casa do paciente.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO