CAMPANHA SETEMBRO AMARELO

No Brasil, a Campanha Setembro Amarelo, foi criada em 2015 pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), com o objetivo de conscientizar a população sobre a prevenção ao suicídio.

 



Durante todo o mês, o Caps de Araranguá (Centro de Atenção Psicossocial), realizará atividades e dinâmicas direcionado a prevenção do suicídio e importância à vida.

 



Segundo Larissa Martins, Coordenadora do Caps, conversar é a melhor solução. Desta forma, o Centro desenvolve ações de prevenção ao suicídio, como:

 



Oferta diariamente de grupos de psicoterapia com acesso irrestrito;

 


Escuta qualificada por demanda espontânea;

 


Busca ativa dos casos notificados;

 


Trabalho em rede com os serviços do município.

 



Ainda conforme a Coordenadora, o Caps funciona das 8h às 17h, sem fechar ao meio dia. É composto por uma equipe multiprofissional, médicos psiquiatras, equipe de enfermagem, psicólogo, serviço social e artesã.

 



”Ofertamos aos nossos usuários, atendimento médico, terapias individuais e em grupo, oficinas de artesanatos, grupo de horta, caminhadas em grupo, entre outros”, conclui.

 



O Caps também realiza a feirinha, que acontece de segunda a quarta-feira na sede do Caps – anexo ao Bom Pastor e conforme os eventos em que a equipe é convidada a participar. 

 


ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO