FOI DADA A LARGADA NO PROGRAMA DE INCENTIVO À PISCICULTURA

O Departamento de Agricultura de Araranguá, deu o primeiro passo nesta quarta-feira, dia 28, para a criação dos tanques do Programa de Incentivo à Piscicultura, conforme a Lei Municipal n° 3954/2022. Este programa visa contribuir na construção ou ampliação dos tanques para a criação de peixes.

 



É com este programa, que iremos apoiar os piscicultores estabelecidos no município. Assim como, na geração de uma nova fonte de renda e na diversificação da produção primária, por meio do aproveitamento de áreas improdutivas ou de baixa produção de outras culturas.

 



É importante destacar, que a participação é facultada a todos os produtores de Araranguá, que atuam ou que queiram implementar esta atividade, desde que atendam alguns requisitos.

 



Conforme a Diretora de Agricultura, Thainá Fernandes, o programa vai iniciar pelo agricultor Elcio Becher dos Santos, com uma estimativa de 20 toneladas. Neste primeiro momento, será feito o cultivo de tilápia em uma área de 3 hectares, e em torno de um mês os tanques estarão prontos.

 



”Este programa é uma ajuda ao agricultor, que agora, passa a ser piscicultor. Assim, ele estará desenvolvendo uma nova economia em Araranguá. Ressaltamos, que todos estão seguindo as normas do programa e contam com certificação do curso de Piscicultura Básica para Produtores, realizada através de uma parceria com a EPAGRI. E depois de uma longa caminhada, agora vamos colocar em prática”, destaca a Diretora.

 



Cerca de 10% de toda a produção de tilápia, será destinada à Secretaria de Educação, para fazer parte da merenda escolar dos alunos da Rede Municipal de Ensino.

 



De acordo com a Lei, fica estabelecido que no mínimo, 70% da produção de peixes que ocorrerem nos tanques construídos por meio do programa, será anualmente destinado à venda para a cooperativa de pescados formada no município, pelo preço médio de mercado, durante o período mínimo de três anos.

 



ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO