PROJETO METODOLOGIA CIENTÍFICA NO ENSINO FUNDAMENTAL

A Secretaria de Educação de Araranguá, com apoio do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) realizou na E.B.M Otávio Manoel Anastácio o Projeto Metodologia Científica no Ensino Fundamental (Mecef) com as turmas do 4° ano A e B.

 

O projeto é referente a 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e trouxe como tema o Bicentenário da Independência. Com este projeto os alunos puderam trocar experiências e saberes com o aplicativo Arloopa que instiga o senso crítico científico, onde os seus experimentos foram expostos de forma dinâmica e acessível nesta terça-feira, dia 25.

 

Desta forma, a partir de hoje a Rede Municipal de Ensino de Araranguá conta com um novo método tecnológico para ser amplificado e adaptado para mais turmas e alunos. Com o Arloopa a imagem ganha vida e os nossos estudantes viram cientistas! Sim, com este aplicativo a foto escaneada se torna um vídeo.



Basta o aluno abrir o Arloopa no celular ou tablet e despertar a vontade de descobrir ainda mais a ciência e tecnologia de maneira dinâmica.

 

A proposta para o próximo ano é pegar um livro didático e transformar toda sua imagem em um vídeo educativo e interativo. O objetivo é acrescentar e contribuir ainda mais, com as atividades em sala de aula.

 

Este projeto foi realizado pelas professoras Zeni Marcelino, Iara do Canto Dias Domingos e pela Coordenadora do Projeto de Tecnologia Educacional de Araranguá, Edilene Cristiano de Figueiredo.

 

A apresentação contou com alunos da APAE do município de Maracajá para conhecer o novo projeto, que também será divulgado nos dias 26 e 27.

 

O projeto foi financiado pelo CNPq que pela primeira vez, realizou uma colaboração em âmbito municipal. E Araranguá teve a honra de receber este apoio.

 

As professoras agradeceram o fomento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI, CNPq) e pela colaboração da prefeitura de Araranguá e da Secretaria de Educação.

 

Com certeza, esta será uma experiência inesquecível para os nossos alunos que poderão ser os futuros vencedores de prêmios em Ciência e Tecnologia.

 

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO