DIA NACIONAL DE COMBATE A DENGUE
A equipe do Programa de Controle a Dengue de Araranguá, desenvolve um trabalho de vigilância o ano inteiro, por meio de estratégias operacionais orientadas pela DIVE/SC (Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina).
E neste próximo sábado, dia 19, é o Dia Nacional de Combate à Dengue, e para isso, a equipe realizará na sexta-feira, dia 18, uma tarde de panfletagem no Centro e também, será organizada uma exposição no Center Shopping. Além das realizações de palestras nas escolas da Rede Municipal de Ensino.
O Programa de Controle a Dengue de Araranguá, atualmente conta com 250 armadilhas que são visitadas semanalmente pela equipe, que é formada por seis agentes, sendo: um coordenador, um laboratorista e quatro agentes de campo.
O programa também possui 86 pontos estratégicos, como: borracharias, floriculturas e ferro velhos, que são visitados frequentemente.
Até a última atualização, o município teve 34 notificações de casos suspeitos de dengue, sendo que três deram positivo – entretanto são casos que foram contraídos em outros municípios, um deu inconclusivo e 30 negativos.
O Coordenador do Programa de Controle a Dengue, Telvio Júnior, coloca um alerta em relação aos cuidados necessários, como os depósitos de água parada, galinheiros, bebedouros de animais, lagos artificiais, bromélias e principalmente, as piscinas.
”É preciso prestar muita atenção nestes locais, assim como, realizar a limpeza das calhas e manter as caixas d’águas bem fechadas”, ressalta.
Até o momento Araranguá possui 43 focos, sendo eles nos seguintes bairros: Centro, Mato Alto, Vila São José, Jardim das Avenidas, Coloninha, Santa Catarina, Sanga da Toca, Cidade Alta, Soares, Polícia Rodoviária e Jardim Cibele.
Confira alguns cuidados:
Mantenha lixeiras tampadas;
Mantenha ralos fechados e desentupidos;
Guarde garrafas com o gargalo virado para baixo;
Trate a água da piscina com cloro e limpe-a uma vez por semana;
Plantas como bromélias devem ser evitadas, pois acumulam água;
Evite usar pratos nos vasos de plantas. Se usar, coloque areia até a borda;
Lave com escova os potes de comida e de água dos animais, no mínimo uma vez por semana;
Deixe os tanques utilizados para armazenar água sempre vedados, sem qualquer abertura, principalmente as caixas d’água.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO