QUEM DÁ NOME À SUA RUA? CONHEÇA CEL. APOLINÁRIO JOÃO PEREIRA

Nesta série semanal, vamos contar a história dos nomes das principais ruas de Araranguá. E para começar, vamos conhecer a origem do nome da Rua Coronel Apolinário Pereira.

Filho de João Luís Pereira e Mariana Joaquina dos Santos, Apolinário João Pereira nasceu em 18 de março de 1864, na comunidade de Manoel Alves, interior de Araranguá.

Em nosso município ele foi escrivão das Coletorias Estadual e Federal, promotor público, superintendente municipal (prefeito) interino, por alguns meses entre 1894 e 1895, em substituição a João Fernandes de Sousa.

Apolinário também foi eleito deputado estadual três vezes ao Congresso Representativo de Santa Catarina e foi Comandante da Polícia Militar do estado.

Em uma das eleições de Hercílio Luz, seu amigo pessoal, Apolinário foi convidado para exercer o cargo de vice-governador de Santa Catarina, porém recusou o convite. Seu falecimento ocorreu em uma de suas visitas em Araranguá, enquanto era deputado, no dia 18 de novembro de 1900.

Em sua homenagem, o nosso município batizou com o seu nome a Rua Coronel Apolinário Pereira, localizada no Centro. E aí? Gostou de saber a história do nome da sua rua?

Esta é uma parceria da Assessoria de comunicação com o Departamento de Cultura.