QUEM DÁ NOME À SUA RUA? CONHEÇA EXPEDICIONÁRIO IRACY LUCHINA
Para esta edição do ”Quem dá nome à sua rua?”, vamos conhecer a origem do nome da rua Expedicionário Iracy Luchina.
Iracy Luchina nasceu em 20 de setembro de 1920 e viveu em Araranguá até partir ao servir o Exército no Rio de Janeiro, em 1944. Sua convocação reuniu ele e outros membros do tiro de guerra de Araranguá.
No Rio, tornou-se membro do 11º Regimento de Infantaria da FEB (Força Expedicionária Brasileira) e foi lutar contra o eixo durante a Segunda Guerra Mundial. Iracy morreu no dia 12 de dezembro de 1944, na Região de Monte Castelo, na Itália. Na batalha conhecida com os ”17 de Abetaia’’, episódio em que os 17 soldados que participaram da tomada de Abetaia sumiram após a missão.
Seus corpos foram encontrados após dois meses, quando os pracinhas brasileiros derrotaram os fascistas e tomaram o Monte Castelo. Em 1946 a família do soldado recebeu duas medalhas denominadas: Medalha Sangue do Brasil e Medalha de Campanha.
Além disso, Araranguá recebeu em 1962, o Diploma de Cooperador na Guerra, entregue pela associação dos ex-combatentes do Brasil. Em homenagem a Iracy Luchina, na entrada do Calçadão da Av. Getúlio Vargas existe um monumento dedicado ao praça, e nele está escrito: “Os santos e heróis moram no céu”.
Também em sua homenagem, o município batizou com o seu nome a rua Expedicionário Iracy Luchina, localizada entre os bairros Urussanguinha e Coloninha. E aí? Gostou de saber a história do nome da sua rua?
Esta é uma parceria da Assessoria de Comunicação com o Departamento de Cultura.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO