Implantação dos Conselhos Locais de Saúde inicia no bairro Coloninha
O Governo do Município, através da Secretaria de Saúde, em parceira com a Câmara de Vereadores, implantará nesta quinta-feira, 03, o primeiro Conselho Local de Saúde em Araranguá. O projeto, encaminhado há muito tempo, saiu do papel com intuito de debater políticas de saúde pública e incentivar a participação comunitária na gestão de saúde do município.
O projeto para a criação da lei foi instituído pelo atual presidente da Câmara de Vereadores de Araranguá, Ozair da Silva (Banha). Ele afirma que o Conselho Local de Saúde vai ajudar a esclarecer à população os problemas de cada Unidade Básica de Saúde, bem como auxiliar a solucioná-los.
Segundo a secretária Executiva de Saúde, Rosane Kochhann, para cada bairro, que tenha Unidade Básica de Saúde, será implantado um Conselho. “Para esta gestão, a participação social é um dos compromissos assumidos junto à comunidade. A criação dos Conselhos Locais de Saúde é a efetivação desse compromisso. A população entendendo todas as discussões que se faz em relação à saúde irá nos auxiliar nas melhoras”, comentou.
Um dos principais objetivos também é buscar o que, em termos de saúde, é prioritário para o bairro, acompanhando, avaliando os sistemas e entendendo os indicadores de saúde da localidade. O intuito é que a população compreenda as tomadas de decisões para os problemas existentes nas respectivas áreas de abrangência.
O presidente da Câmara de Vereadores comentou que há falta de conhecimento da população em relação ao que pode e deve ser feito. “Eu acredito que a efetivação dos Conselhos Locais de Saúde instituída,proporcionará soluções para os problemas. A gestão muitas vezes demora a detectar as necessidades, por conta das atividades do cotidiano e excesso de afazeres, o conselho junto à comunidade, irá auxiliar”, ponderou.
O Conselho Local de Saúde é um órgão democrático que deve levantar soluções aos problemas junto ao coletivo e definir em conjunto, passando assim à gestão.
Há programação para até o fim do ano para implantar Conselhos Locais de Saúde em todos os bairros que tenham Unidades Básicas de Saúde. O primeiro Conselho será implantado no Salão São Pedro do bairro Coloninha, a partir das 19h30.