Governo do Município planeja antecipar conclusão das obras do Centro de Convivência do Idoso
A ordem de serviço para construção do Centro de Convivência do Idoso foi assinada no dia 25 de junho. Logo em seguida, a Tecnoaço Construções e Estruturas Metálicas, empresa que venceu a licitação para executar a obra iniciou a demarcação da área onde a edificação ficará situada, na esquina da Avenida 15 de Novembro, com a Rua Alfredo Pessi, em frente ao Campus de Araranguá do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). A fixação dos mourões no canteiro de obras desperta atenção e curiosidade de muitos populares que transitam ou trafegam pelas imediações.
Para a construção do Centro de Convivência do Idoso serão investidos R$ 1.415.575,86, sendo 1.115.575,86 assumidos pela Prefeitura de Araranguá, enquanto o saldo de R$ 300 mil provém de uma emenda parlamentar assinada pelo deputado Federal Jorge Boeira.
Considerado o maior centro do gênero da região sul de Santa Catarina, o novo ambiente ficará localizado no terreno do antigo Aeroporto Municipal. “O prazo para conclusão da edificação é de 12 meses, mas seria maravilhoso se pudéssemos promover sua inauguração já no dia 8 de março, data que homenageia as mulheres ou então no dia do aniversário de emancipação política do município, 3 de abril”, disse o prefeito Sandro Maciel.
A edificação foi planejada para consolidar-se como uma espécie de centro multiuso, abrigando salão, secretaria, espaço para atividades de recreação, lazer, cursos e reuniões, mais copa e sanitários.
CIARTI
No Centro de Convivência serão realizadas várias atividades, entre as quais as reuniões do Centro Integrado de Atividades Recreativas da Terceira Idade (Ciarti). O órgão começou seus trabalhos por volta dos anos de 1989, com a participação de 250 idosos. Hoje os encontros ocorrem no Clube Amizade, bairro Coloninha, espaço locado pelo Poder Público Municipal.
Participam do Ciarti, aproximadamente 1.000 idosos com idade a partir de 60 anos. Nas atividades desenvolvidas, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Assistência Social e Habitação oferece orientação e atendimento em áreas como artesanato, fisioterapia, yoga, educação física, dança, recreação, coral, recreação, entre outros.
A programação do Ciarti também inclui participação em eventos comemorativos como o dia das mães, dia do idoso, natal, páscoa, desfile de sete de setembro, entre outros. Durante os encontros e atividades, os idosos recebem transporte gratuito disponibilizado pelo município, deliciosos e variados lanches, camisetas e carteirinhas de identificação.