QUEM DÁ NOME À SUA RUA? CONHEÇA GUILHERME HAHN

Para esta edição de “Quem dá nome a sua rua?”, vamos conhecer a origem do nome da rua Guilherme Hahn.

 

Wilhelm Hahn veio da Alemanha acompanhado de seus pais e irmãs, chegando ao Brasil em janeiro de 1887. Após o registro na imigração do Rio de Janeiro, seguiu para Santa Catarina, onde desembarcou no porto de São Francisco do Sul no dia 17 do mesmo mês.

 

Em sua ida para Joinville, registrou-se novamente, passando a se chamar Guilherme, onde ficou durante os primeiros dias de fevereiro. Após diversas mudanças, em 1893, Guilherme se estabeleceu na Barra do Rio Jundiá, onde atuou como comerciante e produtor de tijolos. Seus tijolos foram utilizados para a edificação da segunda igreja católica da Vila de Araranguá.

 

Como comerciante, Guilherme vendia roupas, louças e outros utensílios domésticos, além de produzir e vender queijos, salames, banhas e outros derivados da carne de porco. Ele foi inclusive premiado como “Melhor Queijo e Salame do Brasil” na exposição do Centenário da Independência de 1922, no Rio de Janeiro. Seus produtos eram exportados para outros estados do Brasil e para a Alemanha.

 

Guilherme Hahn foi Conselheiro Municipal e fez parte do Partido Republicano, tendo sido presidente do Conselho por duas vezes. Ele foi um dos responsáveis pela organização e construção do cemitério Luterano e da Igreja Luterana da Barra do Rio Jundiá, inaugurada em 1934.

 

Guilherme era casado com Auguste Heim Sasse e teve sete filhos. Ele faleceu em 1955 e está sepultado no cemitério Luterano, o qual ele ajudou a construir.

 

Em homenagem a Guilherme Hahn, o município nomeou uma rua em seu nome. A rua Guilherme Hahn está localizada no bairro Cidade Alta. E aí? Gostou de saber a história do nome da sua rua?

 

Está é uma parceria da Assessoria de Comunicação com o Departamento de Cultura.

 

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO