ATENÇÃO AOS FOCOS DA DENGUE!
A equipe do Programa de Controle a Dengue de Araranguá, desenvolve um trabalho de vigilância o ano inteiro, por meio de estratégias operacionais orientadas pela DIVE/SC (Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina).
Atualmente o programa conta com 248 armadilhas que são visitadas semanalmente pela equipe. Além dessas armadilhas, o programa possui 84 pontos estratégicos, como: borracharias, floriculturas e ferro velhos, que são visitadas quinzenalmente.
A equipe é constituída por quatro agentes de campo, um laboratorista e um coordenador estratégico. Confira agora, o número de focos a partir de 2021:
– Em 2021, a equipe contabilizou 21 focos;
– Em 2022, foram encontrados 50 focos, sendo que deste número, 22 foram apenas no bairro Mato Alto. Destes 50 focos, 15 foram registrados apenas em abril;
– Neste ano, até o momento foram encontrados 34 focos, sendo que 29 estão no Mato Alto.
Conforme o Coordenador do Programa de Controle a Dengue de Araranguá, Télvio Júnior, é importante chamar atenção da população para uma mudança de comportamento.
”É importante colocarmos em nossa rotina, a prática da observação dos nossos imóveis, com especial atenção aos jardins, quintais e terrenos baldios. Só assim, poderemos afastar o Aedes aegypti”, destaca.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO