INAUGURAÇÃO DA CICLOVIA MORRO DOS CONVENTOS ROSANA DA SILVA PINTO
A Administração Municipal de Araranguá, realizou nesta última quarta-feira, dia 3, uma sequência de inaugurações de obras importantes para o município. E para finalizar, a Ciclovia Morro dos Conventos Rosana da Silva Pinto, também foi inaugurada. A obra foi realizada pela empresa SETEP Construções, no valor de R$ 2.631.408,89.
Quem dá nome à ciclovia, é Rosana da Silva Pinto, que nasceu em março de 1972 em Araranguá, filha de Dilceu e Eva Maria, foi casada com Antônio Carlos com quem teve duas filhas: Rosa Vitória e Maria Teresa. Foi uma mãe dedicada, zelosa, gostava de estar presente em todos os momentos de suas meninas. Rosana cultivava muitos hobbies, como tricô, crochê e leitura.
Porém, foi no pedal que encontrou a alegria de viver e se curou totalmente da depressão – a qual conviveu por muitos anos. Com a bike ela fez muitas amizades e participou de muitos grupos. As primeiras pedaladas começaram sem muito sentido, que aos poucos passou a ser um propósito de vida e a dar sentido à saúde física e emocional.
O primeiro trajeto foi a Rodovia ARA-227, trajeto este, que se tornou o seu favorito para levar ao paraíso araranguaense. Ali, ela podia renovar as energias contemplando a praia, farol, hotel, dunas, balsa. Ela amava fazer esse trajeto e pausar para muitas fotos.
Cada pedal era uma história para contar, regado de muitas risadas, papos e fotos. Sempre interagia em diversos grupos, incentivando a todos para prática da atividade física, acompanhando desde pedais de 2 km até 20, 30, 70 km ou mais, o que importava era a parceria.
O pedal proporciona relacionamentos, momentos de relaxamento emocional, saúde e disposição física. Rosana tinha um sonho em fazer um grande pedal. Mal sabíamos que este sonho era uma despedida. O pedal aconteceu no dia do aniversário de Araranguá em 2018 e meses depois uma violenta leucemia silenciosa lhe tirou a vida.
Em poucos meses, iniciou a construção da ciclovia na ARA – 227 que liga ao Morro dos Conventos. Surgiu então, a ideia e vontade de homenageá-la por parte de todos que conviveram e foram influenciados por ela.
Nomear a ciclovia com o nome da Rosana da Silva Pinto, é uma forma de não somente torná-la imortal para todos que ali pedalaram, mas será um constante lembrete para a nossa geração e gerações futuras, sobre a importância da atividade física.
Rosana foi uma araranguaense que amou e divulgou as belezas da nossa cidade por meio dos seus milhares de kms feitos de bike nas ruas da nossa querida e bela Araranguá.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO