QUEM DÁ NOME À SUA RUA? CONHEÇA ABEL ESTEVES DE AGUIAR

Para esta edição do ”Quem dá nome à sua rua?”, vamos conhecer a origem do nome da rua Abel Esteves de Aguiar.

 



Abel foi um homem com suas ideias muito à frente do seu tempo. Quando em Araranguá nem existia luz, a casa de Abel no município de Praia Grande, já era iluminada, pois ele mesmo inventou seu próprio gerador.

 

Em 1922 construiu a primeira empresa de Café, o Café Rosenda, tendo inclusive uma filial em Torres, no Rio Grande do Sul. Seu Abel também teve muitas e diversas empresas: refinaria de açúcar, descascador de arroz e granjas.

 

Abel também foi o primeiro farmacêutico do sul de Santa Catarina e conhecia profundamente as alquimias dos remédios. Ele era um homem dinâmico e empreendedor, tornando-se assim, um dos empresários mais ricos da nossa região.

 

Foi Prefeito de Araranguá em 1945, onde trouxe enorme desenvolvimento para a região, pois além de inteligente, era ousado, indo muito longe buscar recursos. Foi ele que tornou público o Hospital Bom Pastor.

 

Em seus sonhos políticos, Abel acreditava que a “Abertura da Estrada da Serra de Praia Grande”, iria trazer enorme desenvolvimento para toda a Região Sul, pois grande parte dos produtos e riquezas comercializados na época, que chegavam até Araranguá, vinham pela serra de Praia Grande. Porém, em trilhas que só cavalos e mulas podiam passar. Para ele, a abertura de uma estrada abriria as portas para o futuro do turismo do Sul de Santa Catarina.

 

Abel trabalhou tanto por nossa região, que sua história é tão merecedora de permanecer viva. A sua história nos mostra, que a política é feita de pessoas, e quando elas trabalham pelo bem comum, elas mudam para sempre e para melhor a história de seu povo e de sua terra.

 

Em sua homenagem, o nosso município batizou com o seu nome a rua Abel Esteves de Aguiar, localizada no bairro Vila São José. E aí? Gostou de saber a história do nome da sua rua?

 

Fonte: Michelle Clezar.


Esta é uma parceria da Assessoria de Comunicação com o Departamento de Cultura.

 

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO