QUEM DÁ NOME À SUA RUA? CONHEÇA OLGA MARIA HÜBBE PACHECO

Para esta edição do ”Quem dá nome à sua rua?”, vamos conhecer a origem do nome da rua Professora Olga Pacheco.

 

Olga Maria Hübbe Pacheco nasceu em novembro de 1930, na cidade de Urussanga. No ano de 1934 fixou residência em Araranguá, em razão de seu pai ter sido nomeado 2º tabelião e sua mãe ter assumindo como professora na Escola Isolada de Araranguá.

 

Olga iniciou sua carreira como professora em 1949 na E.E.B. Castro Alves. Pela manhã no curso primário e à tarde, no curso regional Virgínia Borges Coral, dedicado à formação de professores na disciplina de matemática.

 

Casou com Waldemar Pacheco em 1950, aposentado como oficial de registro civil da Comarca de Araranguá. Juntos eles tiveram 10 filhos: Cláudio José (in memoriam), Carlos Alberto, Claudette Maria, Alceu André, Miriam Beatriz, Waldemar Júnior, Regina Maria, José Carlos (in memoriam), Paulo César e Alexandre Augusto.

 

Nos anos seguintes, Olga se especializou em português e passou a lecionar também no curso ginasial. Ainda fez curso de pintura na Escola Profissional Kirana Lacerda, produzindo diversas obras.

 

Foi professora no ginásio do colégio Nossa Senhora Mãe dos Homens, das disciplinas de português e matemática, além da OESC (atual CEJA – Centro Educacional de Jovens e Adultos). Durante muitos anos ministrou aulas particulares de reforço, orientou monografias e trabalhos de conclusão de cursos do Ensino Médio e Superior. Também assumiu a Secretaria Executiva do Colégio Estadual de Araranguá por seis anos.

 

Com mais de 30 anos em sala de aula, contribuiu na formação de muitas gerações araranguaenses.

 

Entre 1958 a 1990 foi membro da Casa da Amizade, tendo sido presidente da instituição vinculada ao Rotary Club International, em que participou de inúmeras campanhas comunitárias e trabalhos de beneficência. Foi participante habitual de eventos culturais, artísticos e filantrópicos da cidade.

 

Em sua homenagem, o município batizou com o seu nome a rua Professora Olga Pacheco, localizada no Caverazinho. E aí? Gostou de saber a história do nome da sua rua?

 

Esta é uma parceria da Assessoria de Comunicação com o Departamento de Cultura.

 

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO