Reitor da Unisul diz “sim” e implantação do curso de Medicina está mais próxima de acontecer

Mais um grande passo sobre a implantação do curso de Medicina em Araranguá foi dado. Em ato público realizado no auditório da Unisul na sexta-feira,04, foram atualizadas as informações sobre este processo.

Participaram da reunião autoridades como a reitora da Universidade Federal de SC, Sra. Roselane Neckel; o reitor geral da Unisul, Sebastião Salésio Herdt; o presidente da Fundação Unisul, Airton Nazareno Soares; o coordenador operacional do Campus da Unisul de Araranguá, Arnildo Steckert Júnior; o diretor geral do Campus da UFSC de Araranguá, Paulo Esteves; o deputado Federal, Pedro Uczai, deputado Estadual Manoel Mota, prefeito Sandro Maciel, Presidente da Câmara de Vereadores, Ozair da Silva (Banha), entre outras autoridades.

O prefeito, Sandro Maciel, declarou que são contínuas as ações visando implementar o curso de Medicina em Araranguá.”Este é um momento de esclarecer algumas dúvidas. Existia comentários sobre uma aparente disputa entre a Unisul e a UFSC. Neste ato, é possível notar que isto não existe. Percebe-se também o carinho com que as universidades tratam a comunidade e o auxílio que darão para Araranguá e região”, destacou.

O prefeito também lembrou que este está sendo um momento histórico e com grande simbologia. “Assim como foi a audiência pública realizada neste mesmo local, hoje, este ato também cumpre um importante papel. A cidade está ganhando e a região também”, ressaltou.

O presidente da Câmara de Vereadores, Ozair da Silva (Banha), representou os demais vereadores e garantiu que a Casa sente-se honrada em representar boa parte dos munícipes, fazendo parte da comissão que está implantando o curso de Medicina em Araranguá. “A Câmara tem se envolvido em ações coletivas, porque entendemos que este é o papel do poder Legislativo, representar a comunidade”.

Fato marcante

O deputado Estadual, Manoel Mota, afirmou em seu discurso que com a implantação deste curso, o Sul de Santa Catarina estará sendo beneficiado. “Mesmo nesta manhã cinzenta, muitas pessoas compareceram para acompanhar este fato marcante. É um momento novo na vida dos araranguaenses, faz muito tempo que a sociedade quer este curso e agora está sendo atendida, vai ser um ganho muito positivo para todos”.

Muito animado com este momento histórico, o deputado Federal, Pedro Uczai, iniciou explanando sobre alguns fatores que foram determinantes para esta conquista. “Para começar, esta é uma decisão política. Muitas pessoas afirmavam há um tempo atrás, que já havia médicos formados suficientes no Brasil, portanto, que não era necessário novos formados. Foi necessário a sensibilidade da presidente Dilma Rousseff, de perceber a necessidade do país, colocar o programa Mais Médicos em prática e lançar 10.447 novas vagas de medicina. Segundo, a reitora da Universidade Federal de SC, Sra. Roselane Neckel, ouviu o clamor da comunidade e atendeu o pedido de suprir a demanda existente, disponibilizando 60 vagas para este campus em Araranguá. É necessário também criar condições no Hospital Regional, laboratórios, para acolher os estudantes que vão cursar Medicina. Por último, era necessário uma grande estrutura, como a da Unisul para atender a demanda. Hoje estamos presenciando este gesto generoso, que fará com que a Unisul faça parte deste processo”.

Medicina para 2016

A reitora da Universidade Federal de SC, Sra. Roselane Neckel, garantiu que os esforços para que este sonho torne-se uma realidade são muitos. “Não apenas meu trabalho ou minhas atitudes que fazem com que as coisas aconteçam. É o esforço de muita gente, incluindo a comunidade araranguaense, que foi muito importante no processo. Em 2012, tínhamos preocupação em como consolidar este processo nesta cidade. Precisávamos de 10 milm², exatamente o tamanho da Unisul, demonstramos o interesse, a importância que o campus teria na história e a relevância do curso de Medicina. Estamos construindo juntos uma nova história na educação desta cidade e região”.

A reitora destacou também a grande concorrência existente neste mercado.

“Só na UFSC, são 105 concorrentes por vaga no curso de Medicina. Como

uma reitora, tendo a oportunidade através do programa Mais Médicos, não faria de tudo para conseguir fazer a diferença e realizar o sonho do curso neste local ?

Na reunião, foi esclarecido também que desde maio um grupo de professores do curso de Medicina estão responsáveis por diagnosticar as necessidades para implantação do curso na Cidade das Avenidas. “Estamos trabalhando muito, estamos cientes do compromisso e responsabilidade que temos. Sabemos a importância desta parceria entre Unisul e UFSC e o que ela representa. Quero também diminuir a ansiedade dos acadêmicos, relatando que o curso só será implantado em 2016, como sugerido pelo Governo Federal. Precisamos que tudo esteja pronto e em pleno funcionamento, dar uma boa estrutura e garantir que este curso beneficiará os demais”, disse Neckel.

O sim da Unisul

O reitor geral da Unisul, Sebastião Salésio Herdt, explicou que o mais importante para a universidade é o bem da comunidade. “Estamos repartindo o tangível, que é o prédio. Esta é uma grande oportunidade e um ganho muito grande para a sociedade. Anuncio que a decisão está tomada, o prédio será o grande início para implantação do curso de Medicina em Ararnaguá”. Com esta frase, o reitor foi ovacionado na reunião. “O resultado da venda será canalizado em outras atividades. É possível acreditar na transformação através da educação.É um grande passo em Araranguá, um grande avanço para a educação”, finalizou.