Secretaria do Interior em contagem regressiva para a 3ª Expofeira

O secretário municipal do Interior, Maureci Rodigues e sua equipe de trabalho já iniciaram contagem regressiva para a 3ª Expofeira, a feira da agricultura familiar do extremo sul catarinense. O evento será promovido entre os dias 8, 9 e 10 de agosto, na Praça Hercílio Luz, em Araranguá. Além da Prefeitura de Araranguá, representada pela Secretaria do Interior, também são realizadores da expofeira, a Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc), o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri).

A feira consiste na união dos 15 municípios da Amesc, que estarão expondo em estandes montados na Praça Hercílio Luz produtos típicos de cada localidade. “A Expofeira tem como objetivo o fortalecimento da agricultura familiar, visando valorizar o agricultor e seus produtos. Além disso, o evento também tem a missão de enfocar o mundo rural como um lugar de oportunidades e potencialidades, bem como integrar o meio rural com o urbano. Serão encontrados na 3° Expofeira produtos da agricultura local como hortaliças, frutas, pães, doces, bem como produtos artesanais, peças em tear, crochê e patchwork”, afirmou o secretário municipal do Interior, Maureci Rodrigues.

Otimista em relação ao sucesso da terceira edição da Expofeira, Maureci destaca que o evento demonstra a diversificação agrícola do interior. “Há pouco tempo, a cultura do fumo predominava nas lavouras locais. Hoje em dia, entretanto, produtos como arroz, milho, mandioca, maracujá e o próprio fumo registram grande produção. Na feira, os visitantes também terão a oportunidade de conferir o talento e a criatividade das famílias rurais, que investem nas técnicas manuais para confeccionar artigos de artesanato”, relata.

De acordo com o secretário de Interior de Araranguá, algumas reuniões já foram promovidas para tratar sobre a organização da Expofeira, o que permite acreditar que em 2014 o evento será maior em quantidade e qualidade. “Esta mostra está consolidada como uma oportunidade de interação entre os agricultores da região. Eles aproveitam a ocasião para promover a interação de talentos, experiências e potencialidades. Neste ano serão 50 expositores dos municípios do Extremo Sul Catarinense”, raciocina.