Subsecretaria de Políticas Públicas Sobre Drogas investe na criatividade e no atendimento especializado

Sucesso de público durante as apresentações da programação alusiva à Semana Contra às Drogas, a peça teatral “O Palhaço” contagiou estudantes, professores e comunidade de Araranguá.

A aceitação da interpretação foi tão positiva que a psicóloga da Subsecretaria de Políticas Públicas Contra Drogas, Débora Pilenghy Pereira revela que o projeto será não apenas mantido, mas também ampliado. “O teatro foi a expressão cultural que escolhemos para retratar de forma mais real possível a trajetória daqueles que consomem drogas, bem como os malefícios que esse vício pode causar. As apresentações servem como alerta para todas as pessoas”, explicou.

Débora que faz a articulação dos projetos da Subsecretaria junto às quatro maiores escolas da Rede Municipal, João Matias, no bairro Coloninha, Jardim das Avenidas, antigo Caic, Escola Nova Divinéia e Escola Otávio Manoel Anastácio, no bairro Jardim Cibele afirma que a peça “O Palhaço” mostra todo o processo de drogadição, inciando com o experimento, as más influências, a sensação de saciedade e aventura, perdição, o auto flagelamento,  desfragmentação da estrutura familiar e a desilusão. “Esse caminho normalmente causa danos profundos, muitas vezes irreparáveis. Ou seja, o teatro serve como uma espécie de advertência argumentando que a melhor atitude é não provar drogas A apresentação teatral é apoiada pela entidade terapêutica Resgatando Vidas – Uma nova história e Grupo Diakoniai, da Igreja Batista de Araranguá.

MAIS DE 350 ATENDIMENTOS MENSAIS

Hoje, de acordo com a subsecretaria de Políticas Públicas Sobre Drogas, Priscila Laurindo Pessi, o órgão atende em média 150 dependentes químicos por mês e mais 200 pacientes de saúde mental. “Nesses números não estão incluídos os grupos de famílias que oferecemos orientação e assistência de maneira coletiva. Também existem situações onde prestamos atendimento individualizado. Respeitamos as reações e as necessidades de cada paciente. Cada caso possui suas particularidades. Trabalhamos conscientes de que a internação dos dependentes de drogas e do álcool é nossa última opção, nunca a primeira. Aqui atuam psicólogos, assistentes sociais, psiquiatras e servidores qualificados para esta ação de combate ao uso das drogas”, raciocinou.

A sede da Subsecretaria, uma entidade do Poder Público Municipal, está instalada junto à Rua Padre Antônio Luiz, Dias, 408, próximo ao Terminal do Transporte Coletivo de Passageiros.