Quatro novos abrigos de passageiros são implantados

A ação de construção e reforma dos abrigos públicos para passageiros é simples e discreta, mas beneficiará inúmeras pessoas que utilizam o transporte coletivo como alternativa de deslocamento. O trabalho é coordenado pela Secretaria de Obras e Serviços Urbanos e possui mão de obra dos detentos que estão no regime semiaberto do Presídio Regional de Araranguá e integram o programa de socialização firmado entre Estado e Município.

Utilizando a criatividade e o talento, o grupo promove o reaproveitamento de ferros, telhas e madeira para revitalizar ou edificar pontos de ônibus. Exemplo disso pode ser conferido na Rodovia ARA-227, imediações do Engenho do Lédio, onde o primeiro destes novos abrigos foi implantado. “Esta melhoria era uma antiga reivindicação da comunidade. Muitas famílias residem aqui, mas trabalham no Balneário Arroio do Silva, ou em Araranguá. A cada dia que chovia ou fazia sol intenso éramos obrigados a enfrentar as intempéries. Hoje, graças a Deus, está realidade mudou. O abrigo de ônibus é simples, porém de grande utilidade”, destaca o morador Gilberto Francisco, de 37 anos.

Outros pontos do município que receberão novos abrigos de ônibus nos próximos dias são a via marginal da antiga BR-101 (próximo à empresa Savep, na altura do Km 412), à Rodovia S-447 (imediações do trevo das praias) e o bairro Lagoão (na Rua Ascendino Vieira Maciel, proximidades do Centro de Educação Infantil Bernadete Costa Nola).

“Esta ação iniciou como uma espécie de projeto piloto. Com os bons resultados constatados, de forma gradual e planejada novas comunidades serão contempladas com a restauração ou implantação de novos abrigos de passageiros. A Secretaria Municipal de Obras e a Prefeitura tem respaldado esta iniciativa”, observou o secretário executivo de Obras, Márcio Honório. Em cada novo abrigo é implantado base de concreto, assento de madeira, estrutura de ferro, enquanto a cobertura possui telha plástica transparente.