Falta de capricho e vandalismo são fatores que causam obstrução nas “bocas de lobo” e geram prejuízo

Com o advento do inverno, desde o dia 21 de junho, um dos fenômenos que predomina é o alto índice de chuvas. Consciente disso, O Governo do Município de Araranguá, através da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos antecipou-se ao fato adotando uma série de medidas que visam facilitar o escoamento natural das águas. Em consequência disso, canais públicos de bairros como Jardim Cibele, Mato Alto e Centro receberam limpeza e retirada de entulhos.

Outra ação foi a manutenção das “bocas de lobo”. Várias delas receberam limpeza, desobstrução e novas tampas de concreto. Desde o início deste ano, mais de 500 tampões já foram confeccionados, sendo que 70% deles já foram implantados. Em alguns pontos isto ocorreu mais de uma vez devido aos acidentes de trânsito, imprudência dos motoristas ou vandalismo.

De acordo com o secretário de Obras, Albino Rezende de Souza, a chamada operação manutenção serviu como medida preventiva e já tem proporcionado bons resultados. “Mesmo com as fortes chuvas das últimas semanas, a água tem fluído normalmente em quase todas as vias públicas do município. Constatamos problemas pontuais onde realizaremos reparos. No geral, o saldo é positivo”, afirmou.

Ele, por outro lado lamentou que em alguns trechos da cidade a obstrução da água da chuva seja consequente da falta de conscientização das pessoas. Nesta quinta-feira, dia 10, Albino presenciou garrafas PET, latas de alumínio, papel, sacolas plásticas e até um ventilador velho, que foram irresponsavelmente depositados no interior de bocas de lobo situadas nas imediações da Avenida 15 de Novembro, antiga área do Aeroporto Municipal.

O desleixo surpreendeu até os fiscais de Obras Jerves Paim e Valmir Maciel Pereira, que diariamente percorrem diferentes pontos da comunidade. “Dentro do possível orientamos os cidadãos. Tentamos alertar sobre os prejuízos do descarte de materiais equivocado. Já estou habituado a observar depósito de móveis, madeira, galhos e lixo em terrenos baldios ou em plena via pública. Algumas pessoas assimilam bem a nossa notificação, outros, mais exaltados, nos ignoram e ainda desferem ofensas verbais”, revelou Valmir. Denúncias sobre o descarte equivocado de objetos deve ser feita à Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos através do fone: (48) 88021702.