Campanha contra Hepatites já iniciou

Com intuito de prevenir as hepatites, a Secretaria Municipal de Saúde, através do programa DST/AIDS e Hepatites Virais, irá promover campanha de testagem rápida para Hepatite C. Neste ano, a campanha iniciou no dia 14, segunda-feira, se estendendo até o dia 18 de julho. Os testes serão realizados todos os dias das 18h às 22h, na UPA (Unidade de Pronto Atendimento).

Segundo a enfermeira responsável pelo ambulatório de Hepatites Virais, Tiane Ramos, o número de casos novos de hepatite C vem aumentando de forma significativa no município, sendo de dois a três casos por mês. Para realizar o teste não é necessário encaminhamento médico ou estar em jejum. O resultado fica pronto em 15 minutos.

Esse tipo de teste já é realizado no SAE (fundos da Unidade Central de Saúde Bom Pastor) todas as quartas e quintas-feiras das 08h às 11h30.

A doença

A hepatite é causada pelo vírus C (HCV) e a contaminação acontece através do contato com sangue infectado. As principais causas são a transfusão de sangue contaminado, compartilhamento de materiais (seringas, agulhas, alicates de unha, etc.), transmissão de mãe portadora do vírus para o filho durante a gravidez e relação sexual sem proteção com pessoa infectada.

Já a principal forma de prevenção é evitar contato com os tipos de situações citadas, já que não existe vacina para Hepatite C.

A hepatite C é uma doença silenciosa, que nem sempre apresenta sintomas, podendo levar anos até seu aparecimento. Por isso é importante fazer o exame para obter o diagnóstico e iniciar o tratamento o mais precoce possível.