Dia do Amigo e Dia da Vovó

A Escola Básica Municipal João Matias, do bairro Coloninha, não cansa de inovar. Depois do sucesso conquistado com a decoração e os trabalhos alusivos à Copa do Mundo de Futebol e a tradicional Festa Junina, a diretora Maria Aparecida Costa anuncia que nessa quinta-feira, dia 17, ocorrerão apresentações homenageando duas datas: o Dia da Avó e o Dia do Amigo.

Ela destaca que as apresentações são resultado dos trabalhos realizados em conjunto entre professores e estudantes. “Existe uma grande integração entre a comunidade escolar, por isso em vários de nossos eventos, docentes, servidores, pais e alunos participam ativamente, cada um colaborando de uma maneira diferente. No caso específico da atividade desta quinta-feira, trabalhamos de uma forma criativa, com danças, músicas e cartazes, o relacionamento familiar e social. Esse é o papel da escola enquanto instituição educadora”, explicou.
As apresentações na Escola João Matias, do bairro Coloninha, iniciam a partir das 10h e ocorrerão durante o recreio. Hoje a escola atende 530 alunos no período diurno e mais 90 estudantes a noite.

DIA DO AMIGO

O Dia do Amigo, celebrado no dia 20 de Julho, foi primeiramente adotado em Buenos Aires, na Argentina e posteriormente em outras partes do mundo.

A data foi criada pelo argentino Enrique Ernesto Febbraro. Com a chegada do homem à lua, em 20 de Julho de 1969, ele enviou cerca de quatro mil cartas para diversos países e idiomas com o intuito de instituir o Dia do Amigo. Febbraro considerava a chegada do homem a lua “um feito que demonstra que se o homem unir-se com seus semelhantes, não há objetivos impossíveis”.

DIA DA VOVÓ

Já o Dia da Vovó, ou apenas vó, é comemorado no Brasil dia 26 de Julho. Avó é considerada por muitos como uma segunda mãe, pois geralmente são responsáveis pelos cuidados e por dar carinho, além das próprias mães. Muitas pessoas também incluem o Vovô na festa.
O dia da vovó nasceu pois Santa Ana ou Sant’Ana, era a avó de Jesus Cristo, portanto, mãe de Maria. Ela é considerada padroeira dos partos difíceis por ter conseguido dar a luz com uma idade mais avançada.