Municípios se unem para conquista da Rodovia Litorânea

A chamada Rodovia Litorânea foi assunto debatido na tarde desta segunda-feira, 21, no gabinete do prefeito Sandro Maciel. No debate, a possibilidade de um consórcio entre os municípios de Araranguá, Maracajá, Balneário Rincão e Içara, os quais serão beneficiados com este importante empreendimento.

A Rodovia Litorânea terá um trajeto de aproximadamente 19,4 quilômetros, entre o Distrito de Hercílio Luz e a comunidade de Boa Vista, em Içara, interligando estas localidades. Para viabilizar esta obra, foi elaborado um projeto de mídia que está em processo de finalização, o qual será entregue para várias figuras públicas, a fim de reunir forças. O prefeito Sandro Maciel viaja para Brasília nesta terça-feira, 22, e vai tentar garantir recursos, com solicitação dos quatros prefeitos.

De acordo com o prefeito de Araranguá, esta nova rota também será uma importante alternativa para expansão do turismo. A rota envolve Balneário Morro dos Conventos, Balneário de Ilhas, Barra Velha,  Lagoa dos Esteves,  Lagoa dos Freitas, Lagoa Mãe Luzia e Balneário Rincão.

Além do desenvolvimento turístico e econômico, esta grande obra garantirá o progresso das localidades envolvidas. “Tenho 67 anos e não sei como isto ainda não aconteceu na nossa comunidade. Sou morador do Distrito de Hercílio Luz, nossa comunidade é carente de estradas e sofremos há anos com isto. Este empreendimento significa muito para nós. É questão de necessidade, vamos conseguir desenvolvimento pra nossa região. Não quero morrer sem ter visto isto dar certo”, afirmou o morador Walter Dolvino Garcia.

Com a construção da Rodovia Litorânea será criado um novo trajeto turístico para o desenvolvimento do litoral sul e acontecerá o desenvolvimento econômico de áreas e locais poucos explorados. Benefícios como desenvolvimento social, melhoria das condições de vida das pessoas, integração e crescimento regional, valorização imobiliário da região, criação de novos mercados de consumo, aproveitamento das potencialidades regionais serão conquistadas com a realização deste projeto.

Participaram da reunião no gabinete do prefeito Sandro Maciel, o prefeito de Maracajá, Wagner da Rosa, prefeito de Içara, Murialdo Gastaldon, deputado Federal Edinho Bez, presidente da Câmara de Vereadores, Ozair da Silva (Banha), vereadores, demais autoridades e representantes de comunidades.