Governo do Município providencia obra do entorno para concluir galeria no Centro

A Prefeitura de Araranguá trabalha para viabilizar a conclusão das obras do entorno da galeria subterrânea construída no Centro para sanar o problema dos alagamentos. “A obra será inaugurada assim que o trabalho ficar concluído. A etapa de implantação dos tubos, que abrange uma extensão de 414 metros já está pronta, assim como a concretagem da galeria. Falta providenciarmos a implantação de nova camada asfáltica no trecho impactado pela edificação. Isto, entretanto, depende do processo licitatório, tarefa que está sendo cumprida pela Secretaria Municipal de Administração”, explicou o secretário de Obras, Albino Rezende de Souza.

Obra foi prioritária

Para agilizar a execução da obra de implantação da galeria de drenagem, a prefeitura investiu R$ 676 mil em recursos próprios. “Agimos pensando no bem estar das pessoas. A realização desta obra era um clamor popular. Moradores e comerciantes não podiam ficar convivendo com os prejuízos e a insegurança a cada vez que chovia mais forte em nossa cidade”, destaca o prefeito Sandro Maciel. A obra foi feita em seis meses.

De acordo com ele, se o Governo Municipal optasse por tentar captar recursos junto ao Governo Federal ou através de emendas parlamentares a construção da galeria demandaria mais tempo. “Dificilmente a obra seria finalizada em 2014. Tenho certeza que nossa decisão beneficiou a coletividade. A galeria ficou concluída nesse mês de julho, ou seja, antes do inverno, quando as chuvas são mais frequentes”, observou.

Resultados satisfatórios

Situada na Rua Coronel João Fernandes, a galeria abrange também parte na rua Dr. Virgulino de Queiroz e parte na rua projetada Dilce Canela Becker, no Centro da cidade. Para viabilizar a benfeitoria foram feitas duas licitações, uma do material, com 280 metros de tubos de PVC estruturado, com densidade de 1m80cm, e outra da mão de obra, que inclui escavação mecanizada de vala, execução do assentamento de tubos, compactação mecânica de aterro, entre outros serviços.

O secretário de Obras elogia a eficiência da galeria subterrânea. “A execução da obra exigiu seis meses de intenso trabalho. Diariamente acompanhamos à qualidade desta obra. Ela é extremamente eficaz. Durante as chuvas de julho, a equipe da secretaria de Obras e do setor de engenharia tem feito o monitoramento do local. Constatamos que a vazão da água fluiu normalmente. A galeria tem atendido o principal objetivo que é acabar de vez com o problema dos alagamentos, algo que há vários anos prejudicava a comunidade”, finalizou Albino Rezende de Souza.