Educação Infantil da Rede de Ensino Pública Municipal atende 3.134 crianças

A diretora municipal de Educação Infantil do Município de Araranguá, Elisa Margarete Vieira, afirma que já trabalhou com outras Administrações Municipais, mas que percebe que no atual Governo do Município existe permanente preocupação em conservar e melhorar a estrutura física das creches e escolas. “Esta filosofia de trabalho está provocando uma mudança radical no cenário”, diz.

Estrutura recuperada

Credenciada pela experiência de quem atua a aproximadamente 19 anos na área educacional, Elisa é pedagoga formada em Gestão Escolar, orientadora de Pedagogia e supervisora Pedagógica. Mesmo com um currículo qualificado, ela não pretende deixar de investir no aperfeiçoamento, inclusive já garantiu presença no curso de especialização em Gestão Pedagógica, que será promovido a partir de setembro pelas Faculdades do Vale do Araranguá (FVA).

 O amplo conhecimento no setor educacional faz com que a docente tenha uma visão mais abrangente e crítica em relação ao setor onde trabalha. “A situação estrutural de muitos educandários do município estava realmente precária, por isso esses investimentos em reformas, ampliações e construções de novos prédios era mais do que necessário. Em 1,7 ano, a Prefeitura Municipal já recuperou aproximadamente 50% destes espaços físicos. A boa condição das estruturas físicas é sinônimo de segurança e mais comodidade na busca pela constante qualificação do ensino”, relata.

Novos CEIs

De acordo com Elisa Margarete Vieira, hoje o Departamento de Educação Infantil administra 15 Centros de Educação Infantis (CEIs) e mais 22 pontos pré-escolares, atendendo ao todo 3.134 crianças de zero a cinco anos de idade. “Estes números são expressivos. Eles demonstram que necessitamos de infraestrutura física e pessoal, por isso valorizo os investimentos feitos pela atual Administração. Além das reformas, ampliações e manutenções, a previsão é que até o mês de outubro sejam inaugurados o CEI Polícia Rodoviária e o CEI do Bairro Arapongas. Cada um deles atenderá em média 130 crianças”, revelou.

Treinamento e aperfeiçoamento

Além das obras, os programas de qualificação profissional são desenvolvidos periodicamente. Por exemplo, no dia 29 de julho, terça-feira, acontece no Centro Comunitário do bairro Vila São José um curso de formação continuada para pedagogos e servidores. Na mesma data, só que no Clube Amizade, bairro Coloninha, ocorre o treinamento para os trabalhadores que atuam como serviços gerais.  “Estas ações fazem parte do planejamento. Para atuar na educação é preciso dispor de boa infraestrutura, disciplina e amplo conhecimento, características que felizmente predominam em nossa equipe. Tudo isso aliado ao suporte do Governo Municipal e da Secretaria nos possibilita conquistar dois objetivos a formação de competentes cidadãos e uma educação de qualidade”, finalizou.