Educadores destacam importância dos cursos de aperfeiçoamento

Para garantir a constante qualificação dos profissionais da educação, sistematicamente são realizadas etapas visando a formação e o aperfeiçoamento dos educadores da rede municipal de Ensino de Araranguá.

Nesta semana, no salão da Vila São José, a palestra de formação foi ministrada pela professora Marilene Lapolli, que desenvolveu o tema “Implementação da Nova Proposta Curricular”. Essa atividade teve acompanhamento de todos os professores e Auxiliares de Ensino da Educação Infantil.

De acordo com a Diretora Pedagógica, Terezinha Santos da Rosa, o objetivo dessa espécie de ação é aprofundar os conhecimentos sobre a concepção pedagógica que norteia os trabalhos na rede a fim de que a prática pedagógica supere modelos tradicionais e promova avanços significativos em direção a materialização de práticas libertadoras.

Já a professora Renata Colares Emerim, do Centro de Educação Infantil (CEI) Pequenos Notáveis destacou a importância do aprimoramento profissional, elogiando a etapa de formação.  “Os cursos proporcionados pela Secretaria Municipal de Educação (SME), especialmente neste ano de 2014, vem sendo fundamentais para a reflexão da prática pedagógica, enriquecendo a ação dos educadores diretamente com as crianças e melhorando a qualidade do Ensino Infantil”, relatou. Ela também salientou que a qualificação profissional é uma conquista de todos. “Eles são comprometidos com a educação e sabem a relevância da formação profissional.”

Outra ação para formação foi realizada no Clube Amizade, bairro Coloninha. Nesse local estiveram reunidos os auxiliares de serviços gerais. A atividade foi coordenada pela palestrante, a nutricionista, Luana Simon, que abordou sobre a importância destes serviços para os alunos. Ela destacou que a limpeza e organização de uma escola, assim como a alimentação bem preparada e bem apresentada, o modo de servir e como são tratados, também interferem na aprendizagem dos alunos.

Hoje, segundo a secretária de Educação, Rosângela Casagrande, a Rede Pública Municipal de Ensino de Araranguá mobiliza mais de oito mil crianças, incluindo o ensino infantil e fundamental. Esse contingente frequenta 42 unidades escolares. Além do investimento em reformas, manutenções, ampliações e construções, a Prefeitura tem proporcionado que os profissionais dessa área realizem atividades de formação e qualificação continuada.