Rede de água muda a realidade de 80 famílias em Canjiquinha

A implantação da rede de abastecimento de água do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto de Araranguá (Samae) está mudando a realidade de moradores do interior do município. A chegada de água tratada garante mais qualidade de vida para  milhares de pessoas.

Em 2014, já receberam a instalação de rede de água do Samae as comunidades de Santa Rosa de Lima, Volta Curta, Sanga do Marco, Loteamento Araras, Vila Rica, Polícia Rodoviária e Campo Verde. “Muitas outras localidades receberão esse benefício. Nessa quinta-feira, dia 31, a partir das 19h30, no Salão Capela ocorre a inauguração da rede de água tratada para a comunidade de Canjiquinha. Esse era um antigo pedido dos moradores”, destaca o diretor Geral do Samae, Everson Casagrande, (Polaco).

A nova rede tem extensão de 2,5 mil metros, beneficiando mais de 80 famílias. Para concretizar a obra foram investidos R$ 62 mil em recursos próprios do Samae. A solenidade dessa quinta-feira à noite é aberta a comunidade. Moradores, secretários municipais, imprensa e autoridades receberam convites para acompanhar o ato. Esta será a 17ª inauguração de obra pública entregue a comunidade pela Prefeitura de Araranguá. Até o final de 2014, o plano é inaugurar 40 benfeitorias.

Itoupaba terá água tratada

O prefeito Sandro Maciel elogia o trabalho feito pelo Samae enaltecendo a melhoria da qualidade de vida possibilitada pela instalação de novas redes de água tratada. “Várias localidades da zona urbana e do interior tem recebido essa benfeitoria. Já está em execução a implantação de 21 quilômetros de tubulação, que possibilitarão a instalação da rede de abastecimento de água para a comunidade de Itoupaba. Essa benfeitoria deve ficar concluída ainda durante o mês de agosto. Além disso, outras localidades serão contempladas com água do Samae”, destaca.

Moradores comemoram obra

Os moradores comemoram a chegada de água potável e planejam com ansiedade a ligação residencial, como é o caso da dona de casa Maria Teodora da Silva. “A rede de água está instalada, falta só a gente fazer a ligação até entre nossa casa e a tubulação do Samae. Só de saber que temos a água limpinha já é uma satisfação”, garante.

Consciente dos riscos que a água de poço oferece para sua família, dois netos, o marido e a filha que moram com ela, dona Maria já planeja a desativação do poço construído no fundo de sua casa. “Acho muito bom termos água tratada. É saúde para as minhas crianças. A água de poço sempre dá um probleminha de saúde. Com a água tratada, a gente não corre riscos”, afirmou.

Além da implantação da rede de água, o Samae também mantém a rotina de realizar visitas nas residências beneficiadas pela obra para orientar as famílias quanto aos benefícios causados pelo consumo de água com procedência garantida.