Araranguá entre os 12 municípios que mais oferecem oportunidades de emprego e negócios

O prefeito Sandro Maciel não escondeu sua alegria ao receber a informação de que Araranguá é um dos 12 municípios de Santa Catarina que mais cresce no que se refere à geração de emprego e oportunidades de negócios. Este destaque consta no levantamento feito pela Urban Systems, empresa de consultoria brasileira especializada em dados, que traça um panorama dos dados sobre os municípios que mais crescem no Estado.

Para chegar à conclusão foram analisados dados do PIB, criação de empregos e novas empresas. “Desde que assumimos a prefeitura, há um ano e oito meses, desenvolvemos a filosofia de democratizar as ações. Na área da economia, por exemplo, adotamos uma série de medidas visando elevar a renda da população, por meio da criação de novas empresas, ampliação das já existentes. Essa política contribui para geração dos postos de trabalho, elevando a renda das famílias e a circulação de riqueza em Araranguá”, afirma Sandro Maciel.

Entre as ações implementadas em nível municipal estão o incentivo a diversificação do setor agrícola; investimentos na estruturação e ampliação do parque industrial, apoio a criação de cursos profissionalizantes e de graduação objetivando a qualificação da mão de obra (o que ocorre através dos Campi da UFSC, IFSC e outros) e a instalação de novas empresas.

LOJAS HAVAN

Esse conjunto de iniciativas que ocorrem em Araranguá tem despertado interesse de empresários de outras regiões. É o caso das Lojas Havan, que nessa quinta-feira, dia 07, a partir das 14h estará anunciando de forma oficial, em ato que ocorre no gabinete do prefeito  Sandro Maciel, a instalação de uma unidade na cidade das avenidas. A diretoria diz que o novo empreendimento será instalado junto ao bairro Sanga da Areia, gerando aproximadamente 200 novos postos de trabalho

A pesquisa feita pela empresa Urban Systems foi publicada nessa terça-feira, dia 05, pelo Jornal Dário Catarinense e repercute em vários veículos de comunicação do Estado e País. Araranguá é um dos 12 municípios que mais cresce em Santa Catarina nos itens criação de empregos e novas empresas. O município pólo do extremo sul do Estado obtém destaque no setor indústria, especialmente no setor fumageiro e comércio. O mesmo levantamento indica que na cidade das avenidas os profissionais em alta são alimentadores de linha de produção de frigorífico, pedreiros, serventes de construção civil e marceneiros. Para fazer o levantamento à empresa baseou-se em números das secretarias de Desenvolvimento Econômico, prefeituras e Sistema Nacional de Emprego (Sine).

Outros municípios que receberam destaque na pesquisa foram: Palhoça, Rio do Sul, Itajaí, Camboriú, Navegantes, Itapema, Biguaçu, São José, Araquari, Porto Belo e Barra Velha