Subsecretaria de Esportes abre inscrições para campeonatos da base

Com o sucesso dos campeonatos municipais de futebol de campo, a Prefeitura de Araranguá, através da Subsecretaria de Esportes, planeja repetir a dose em outra modalidade: o futsal. Por isso, entre os dias 11  e 20 de agosto, as equipes interessadas já podem inscrever-se para o Campeonato Municipal de Futsal das Categorias de Base – Taça Queveks do Brasil.

O subsecretário de Esportes, Luciano Pires, destaca que o novo formato da competição foi desenvolvido para incentivar a participação dos jovens. “As categorias de base não formam apenas um futuro jogador. A parte social está totalmente inserida no nosso trabalho, que consiste em responsabilidade e disciplina. Desde pequena a criança é direcionada e estimulada a praticar esportes”, considera.

Inscrições abertas

A Taça Queveks de Futsal aceita inscrições de equipes em cinco categorias, quatro masculinas e uma feminina. Entre os garotos, times que representem grupos de amigos, bairros, escolas, associações e entidades em geral podem disputar os campeonatos válidos pelas categorias sub-11 (nascidos a partir de 2003), categoria sub-13 (nascidos em 2001 e 2002), categoria sub-15 (nascidos em 1999 e 2000) e categoria sub-17 (nascidos em 1997 e 1998).

Já para as mulheres será organizado o Campeonato Municipal Livre, que envolve atletas com idade acima de 14 anos.

Para fazer a inscrição é necessário que os dirigentes compareçam na Subsecretaria de Esportes. A sede fica na antiga escola do bairro Coloninha, esquina das ruas Altissímo Tournier e Amaro Jose Pereira. Lá eles receberão instruções e preencherão um termo de compromisso para em seguida ocorrer a liberação das fichas dos atletas.

Prefeito fala do fortalecimento no esporte

Proporcionar a prática esportiva para os araranguaenses, especialmente para os jovens, é um dos objetivos da Administração Municipal, garante o prefeito Sandro Maciel. “Pensando nisto, investimos no fortalecimento do Campeonato Municipal de Futebol, no incentivo às escolinhas esportivas, na participação em competições regionais e estaduais, construção de novas quadras cobertas e captação de recursos públicos na ordem de R$ 3,4 milhões, que viabilizarão a edificação, na área do antigo Campo da Aviação, da sonhada Arena Poliesportiva Municipal. Essa obra está projetada para receber até 3,5 mil pessoas, abrangendo em seu espaço físico de 1,7 mil metros de construção, campo de futebol iluminado, pista de atletismo, arquibancadas cobertas, cabines de imprensa, cabine de honra, sala para atletas, sala de fisioterapia, administração, salas de jogos como tênis de mesa e sala de ginástica”, ressaltou.

O prefeito afirmou estar contente com o trabalho realizado pela Subsecretaria e destacou a importância da atenção para as categorias de base. “Depois de dois anos recuperamos o título dos Jogos Escolares do Vale do Araranguá (Jerva). Também incentivamos a reativação ao Araranguá Esporte Clube (AEC). Além disso, em nossa cidade, os eventos esportivos foram ampliados mobilizando centenas de jovens, que participam dos campeonatos com seriedade e determinação. A união das equipes reflete no companheirismo e no espírito esportivo. Os resultados desse trabalho marcarão para sempre a história dessas crianças e adolescentes não só como atletas, mas também como cidadãos, que contribuem para o desenvolvimento do município. Nosso objetivo é criar condições e oportunidades na vida destes jovens”, ponderou.