Pescadores de Canjiquinhas apostam na construção de deques públicos

Dispostos a cotizar recursos que proporcionarão a construção de uma plataforma pública para a atividade pesqueira, pescadores que praticam a atividade junto a comunidade de Canjiquinha estarão reunidos nessa terça-feira à noite, dia 12, a partir das 19h, no Centro Comunitário do bairro Urussanguinha.

O grupo está motivado e mobilizado para viabilizar o projeto. “Aqui na Canjiquinha, aproximadamente 250 pescadores exercem regularmente essa atividade. Claro que alguns pescam com maior frequência do que outros, por isso estamos nos organizando a fim de arrecadar recursos para custear a construção da plataforma pública de pesca aqui na comunidade”, afirma o pescador Laércio da Silva.

Laércio convoca os pescadores de Canjiquinha para o encontro desta terça-feira no Centro Comunitário do bairro Urussanguinha. “Estamos promovendo uma ação entre amigos cujo valor do bilhete é de R$ 120,00. Cada número garante direito de concorrer a um veículo Corsa Classic Chevrolet 1.0 ano 2015. Já do segundo ao quinto prêmio os contemplados receberão molinetes e varas profissionais para pesca. O sorteio destes prêmios será realizado no dia 11 de outubro pela Loteria Federal”, informou.

Na semana passada, o grupo de pescadores da Canjiquinha esteve debatendo com técnicos da Unesc e lideranças da Fundação Ambiental do Município de Araranguá (FAMA), a necessidade de construção de um deque mais amplo na localidade. Ao invés dos 25 metros de dimensão como sugeria o projeto inicial, os pescadores conseguiram convencer que a plataforma da comunidade deve medir 70 metros . Eles argumentaram sobre a quantidade de pescadores que utiliza o local e também sobre as condições do terreno que é bastante erosivo naquele ponto.