Rua do Lazer educa e diverte alunos da Escola João Matias

Pintura com giz, futsal, bambolê, vôlei, amarelinha, maquiagem e pula corda foram algumas das brincadeiras que divertiram e integraram dezenas de alunos que frequentam do pré-escolar ao quinto ano da Escola Básica Municipal João Matias, no bairro Coloninha. Eles participaram nesta quinta-feira à tarde, dia 11, do projeto batizado como “Rua do Lazer”. A atividade foi coordenada pelos professores com supervisão da direção. O resultado foi tão satisfatório que os docentes pretendem repetir a dose brevemente.

Devido à promoção do evento, a Rua Pedro Rosalino Corrêa, onde fica situada a escola esteve interditada durante boa parte da tarde. Assim os estudantes tiveram mais espaço para participar de brincadeiras e atividades lúdicas. Além dos corredores e quadras do educandário, eles puderam divertir-se no passeio e logradouro público. “Esta programação possibilitou que as crianças praticassem brincadeiras antigas, consideradas mais salutares e sadias do que passatempos atuais, que são em sua grande maioria sedentários”, elogiou a professora Andréa Vieira. Ela ministra aula para turmas do quarto ano.

A diretora da Escola João Matias, Maria Aparecida Cesa destacou a importância de desenvolver atividades escolares fora do espaço físico das salas de aula. “Educar é muito mais do que repassar ensinamentos didáticos. Em nossa escola incentivamos a integração com a comunidade. Além disso, incentivamos os alunos para que desenvolvam o senso crítico e criativo. As brincadeiras orientadas estimulam a integração e ao mesmo tempo ressaltam a importância da disciplina para conquistar objetivos. Nesse contexto, a Rua do Lazer” foi uma ação extremamente positiva, observou.

Mais Educação

O aprendizado fora das salas de aula não é novidade na Escola Básica Municipal João Matias. A unidade está trabalhando com o programa “Mais Educação”, do Governo Federal, onde as escolas podem optar por desenvolver atividades nos macro campos de acompanhamento pedagógico como educação ambiental, esporte e lazer, direitos humanos em educação, cultura e artes, cultura digital, promoção da saúde, comunicação e uso de mídias, investigação no campo de ciências da natureza e educação econômica. Hoje o educandário dispõe de nove oficinas ministradas em turnos diferentes. Entre elas estão dança, capoeira, futebol, atletismo, handebol, voleibol, xadrez, orientação de estudos, leitura e a rádio escola, onde os alunos apresentarão leituras e interpretação de textos. Ao todo, 119 alunos participam das oficinas.