Solenidade de posse dos Grêmios Estudantis é realizada em Araranguá
A Câmara de Vereadores de Araranguá ficou repleta de estudantes e profissionais da educação na tarde de segunda-feira, 11. Foi realizada a solenidade de posse dos grêmios estudantis das escolas municipais.
O Grêmio Estudantil é uma organização sem fins lucrativos que representa o interesse dos estudantes, com fins cívicos, culturais, educacionais, desportivos e sociais. Um importante espaço de aprendizado e responsabilidade. Atuando no Grêmio Estudantil, o aluno defende os direitos, interesses e aprende sobre ética e cidadania na prática.
A ação é do Governo do Município de Araranguá, através da secretaria de Educação. A professora Solange Cachoeira foi a responsável por estimular esta organização nas escolas. “Agradeço o empenho dos estudantes. Em março fui chamada pela secretária de Educação, Rosângela Casagrande, que me explicou a proposta do governo de gestão democrática. Foi um desafio, mas estou muito contente, afinal, educação de qualidade é feita com participação. O Grêmio Estudantil é um espaço de aprendizado, que estabelece diálogo, visando melhorias na comunidade escolar”, relatou.
Reativação dos grêmios
A professora Solange Cachoeira explicou que para inserir os alunos na mobilização, foram necessárias algumas tarefas. “Reunimos professores, lideranças e começamos a trabalhar com palestras e assembleias. Muitos trabalhos foram feitos, culminando em uma assembleia geral, onde foi criado o estatuto”.
Muito contente, a secretária de Educação, Rosângela Casagrande, ressaltou que o ato solene é um marco da história da educação do município. “Temos muito orgulho de fazer parte deste processo. É importante chamar atenção para o diálogo, a democracia, esta é a função dos membros do Grêmio. Eles representam o interesse dos alunos e devem colaborar na implementação de ações benéficas para a comunidade escolar”.
O estudante Eduardo de Souza, presidente União dos Estudantes Secundaristas de Araranguá (UESA), destacou a importância do momento como uma nova etapa para Araranguá. “A UESA é a entidade que forma a coordenação dos grêmios. Há anos não trabalhava fortemente, estamos lançando uma semente para reerguê-la de forma firme para representar os então grêmios estudantis na região e no Estado”, salientou.
O prefeito, Sandro Maciel, também destacou a importância da participação política no grêmio, para o amplo exercício democrático e de cidadania. “É um espaço de aprendizagem, cidadania, convivência, responsabilidade e de luta por direitos. Ao participarem dos grêmios estudantis, os estudantes conhecem melhor o funcionamento da dinâmica democrática, pois através do voto eles escolhem seus representantes”, ressaltou.
Os alunos das chapas eleitas fizeram um juramento sobre exercer cidadania e ética na prática, com responsabilidade. Além disso, foram feitas apresentações em alusão ao Dia do Estudante.
A nova presidente do grêmio estudantil da Escola Básica Municipal (EBM) João Matias, Alessandra Pedroso Machado, que tem 14 anos e estuda na 7ª série, salientou que deseja participar mais ativamente das decisões no educandário. “Como aluna, quero representar a classe na luta por melhores condições de infraestrutura. É importante receber esta oportunidade de expressar nossos anseios”, afirmou.