LDO é discutida em audiência pública

O Governo do Município, através da secretaria de Finanças, oportunizou aos munícipes que participassem de maneira democrática de uma audiência pública,onde foi discutido a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício de 2015. A reunião aconteceu na noite de terça-feira, 12, no Clube Amizade, bairro Coloninha.

O secretário de Finanças, Valdelir Cesconetto, relatou sobre a grande demanda do município de Araranguá. “O orçamento não é suficiente para atender as demandas existentes, por isso, o governo se esforça na busca de captação de recursos, este empenho é necessário para que seja possível fazer uma gestão eficiente, com  investimentos em todas as áreas”, explicou.

Após apresentação sobre orçamento, despesas fixas, valores de receitas, explanados pelo diretor de contabilidade, André da Silva Bobsin e pelo diretor de Orçamento, Juarez Lúcio Prudêncio, os presentes puderam fazer perguntas e sanar dúvidas. “O que estamos fazendo é uma preparação para o orçamento, traçando algumas diretrizes, de acordo com os últimos três anos e também uma média da inflação, assim teremos uma estimativa de orçamento”, ressaltou Prudêncio.

Foi apresentado um quadro com a estimativa de receita, despesas fixas, receita própria, recursos vinculados. “Calcula-se a receita, para depois ser possível fazer a estimativa. Na próxima audiência será apresentado o detalhamento do orçamento”, salientou.

Saúde e educação em destaque

Um dos questionamentos feitos pelos presentes, foi sobre os investimentos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), atendendo moradores de outras cidades. A secretária de Saúde, Maria Aparecida Costa (Cida), se prontificou a responder e explicou que para receber a UPA, era necessário acima de 160 mil pessoas, como Araranguá não atingia a meta, o prefeito anterior buscou outros municípios para se unirem. “Com a UPA sendo regional, a demanda é muito grande, atendemos 14 municípios e mais o nosso, e não somos auxiliados no custeio por eles. A UPA foi aberta sem estar habilitada para receber recursos, tivemos que correr muito atrás para regularizar e dar conta. O gasto médio é de R$250 mil por mês, deixamos de investir em postos de saúde, por exemplo, mas sabemos a importância da UPA e estamos de portas abertas para contribuir com todos que necessitam”, refletiu.

A secretária de Educação, Rosângela Casagrande, também foi questionada sobre os investimentos na área e respondeu dúvidas sobre creches e escolas, salientando que foi ganho  cinco escolas, duas creches e três ginásios do Governo Federal e mais cinco escolas estão sendo reformadas com recursos próprios. “Fora os investimentos e reformas menores. Estamos trabalhando muito e muitos recursos estão sendo aplicados, para que Araranguá tenha educação de qualidade”, afirmou.

Prestação de contas

Na audiência pública também foi feita a prestação de contas do Programa Fala Araranguá. “Estivemos durante o ano passado definindo, junto as comunidades, as prioridades. Através do quadro situacional, vamos apresentá-los e explicar sobre cada região”, relatou a diretora de Gestão Participativa, Iraídes Dal Pont.

O secretário de Finanças, Valdelir Cesconetto, iniciou esta explanação relembrando que em 2013 e início de 2014 o Governo do Município realizou durante alguns meses o programa Fala Araranguá. “Levamos as secretarias e serviços, além do prefeito e vice-prefeito nas comunidades, foram eleitos os delegados em reuniões e definidas as prioridades. 41 comunidades foram ouvidas e como resultado, todas as ações definidas foram movimentadas”.

Apresentando o quadro situacional de cada obra eleita, ficou esclarecido que algumas estão em licitação, outras em andamento e algumas já sendo executadas. “O Governo do Município, foi corajoso ao abrir espaço e valorizar as comunidades. Estas obras já estão sendo encaminhadas e além delas, temos outras sendo feitas. Estamos trabalhando muito para atender os araranguaenses da melhor maneira possível, começando com a inovação de inaugurar uma obra ou ação pública por semana. Através do governo democrático, participativo, estamos trabalhando muito para construir uma cidade ainda melhor”, finalizou Cesconetto.

Participaram também da reunião o secretário de Assistência Social e Habitação, Eduardo Merêncio (Chico) e o secretário de Cultura, Jair Anastácio.