Secretaria de Obras faz limpeza e muda panorama do antigo Engenho Belinzone
Com o amparo de uma máquina pá carregadeira, os funcionários da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, providenciaram a limpeza e o desbastamento da vegetação situada no terreno em frente ao Açude Belinzone, na curva da Rua Iracy Luchina, bairro Urussanguinha. galhos velhos, resíduos de lixo e mato cederam lugar a uma área plana.
O secretário Albino Rezende de Souza destacou que o serviço de manutenção feito no local teve como modificação básica três aspectos: a conservação da aparência da cidade, a defesa da higiene, pois o descarte de objetos como garrafas pet, plástico e pneus velhos provocava proliferação de insetos e roedores, além de causar mau cheiro e, finalmente, a valorização questão da segurança pública, já que o matagal existente naquele ponto poderia servir de abrigo para delinquentes ameaçando a integridade dos cidadãos.
“Foram dois dias de intenso trabalho. O local ficou com outra aparência. No mesmo terreno fica situado o chaminé de tijolos do antigo Engenho Belinzone, um dos pontos históricos de Araranguá. Além disso nos próximos dias, também pensando na segurança da população, estaremos providenciando a implantação do passeio público no entorno deste terreno”, disse Souza.
Ele também salientou que a limpeza feita pela Prefeitura será cobrada do proprietário ou responsável pela área. De acordo com o secretário, ações semelhantes já foram feitas em outros bairros. “Sempre que constatamos, ou recebemos denúncia de terrenos abandonados, nossa primeira atitude é avisar o proprietário. Caso ele não providencie a manutenção, a prefeitura, através da Secretaria de Obras, realizará a limpeza e coleta de entulhos, mas esse serviço será cobrado”, observou.