Governo do Município reforça compromisso em apoiar PM para manter o Proerd

O resultado do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) foi apresentado no quinta-feira à noite, dia 14, durante a formatura de 621 alunos do quinto ano letivo da Rede Municipal de Ensino Fundamental, abrangendo escolas públicas e privadas. Autoridades e familiares prestigiaram o evento realizado no Ginásio Padre Ezio Jully.

Turatti destaca ação preventiva

Representando o Poder Público Municipal, o vice-prefeito, Rodrigo Turatti, destacou a importância da parceria estabelecida entre o município e o Governo do Estado através da Polícia Militar, reforçando o compromisso do Executivo em contribuir para manter ativo o Proerd em Araranguá. “Entendemos que esta é uma prática educativa importante. Os professores que colaboram são fundamentais para o sucesso do programa”, ressaltou.

O Proerd é aplicado por policiais militares que são rigorosamente selecionados e formados por profissionais da área de educação, onde atuam em sala de aula em um período letivo, uma vez por semana durante uma hora aula com turmas do 5º ano do ensino fundamental. Depois de formados, os alunos tornam-se multiplicadores do programa na sociedade araranguaense. Para o vice-prefeito, Rodrigo Turatti, o programa salva as crianças das drogas. Ele também destacou a fundamental colaboração dos policiais militares no desenvolvimento das boas práticas educativas na prevenção deste que classificou como um grande mal que assombra as famílias.

Também acompanharam a formatura a diretora do Departamento de Educação, Márcia Timboni, a secretária de Políticas Públicas Sobre Drogas, Priscila Pessi, o secretário de Assistência Social e Habitação, Eduardo Merêncio (Chico), Major Maike Ariano Vargas, do 19º Batalhão da  Polícia Militar de Araranguá, a gerente Regional de Educação, Celina Hobold da Rosa, diretores das escolas participantes do programa e o vereador Adair Jordão.

Concurso de redações

Policiais militares empolgaram os formandos com a apresentação de coreografia da Canção do Proerd. Ao participarem do Programa, os alunos aprenderam um total de 12 lições e uma das atividades foi justamente a produção de um texto demonstrando os conhecimentos adquiridos durante o curso, abordando a temática sobre o Proerd, o aprendizado recebido e a segurança pública.

Os autores das 12 redações selecionadas (uma de cada escola) foram homenageados durante a formatura. Denise de Jesus Machado, Manuela Cardoso, Julia Mariê Nunes, Djeniffer Borges Grassi, José Kalel Réus Santana, Maria Júlia de Souza Matos, Daniele dos Santos Neves, Maria Eduarda Nazário Alves, Iara Estevam, Kemilli de Souza Inácio, Gabriela Fagundes Rosa e Gustavo Rodrigues Costa, foram homenageados durante a formatura. Os 621formandos estudam no quinto ano das escolas  E.E.B. Maria Garcia Pessi, Colégio Murialdo, Colégio Extensão X, E.E.B Castro Alves, Colégio Ethicos, EEB Otávio Manoel Anastácio, EEB Profª Otilia da Silva Berti, EBM João Matias, EEB Bernardino Sena Campos, EEF Pe. Antônio Luiz Dias, EEB Profª Julieta Aguiar Bertoncini e ER Mun. Adelina Maria Silvano Soares

Durante o semestre as aulas do Proerd Araranguá foram ministradas pelos instrutores: cabo João Batista dos Passos de Oliveira, cabo Moisés de Bem Alano, cabo Alessandro de Souza e soldado Stéfani Marcelino Souza.