Moradores comemoram chegada da água do Samae na Itoupaba e Taquaruçú

Mais de 80 pessoas participaram na noite fria de sexta-feira, dia 15, do ato de inauguração da rede de abastecimento de água para as comunidades de Itoupaba e Taquaruçú. Nesta melhoria, que era uma demanda histórica, foram investidos R$ 128 mil em recursos próprios do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae). A tubulação possui 10,2 mil metros de extensão.

Nova escola da Itoupaba

Durante o pronunciamento, o prefeito, Sandro Maciel, exaltou a emoção em poder proporcionar melhor qualidade de vida para a população, sobretudo às famílias que moram no interior. “Essa é a 19ª de um total de 40 obras públicas que esse Governo se propôs a entregar aos moradores ainda em 2014. Água de qualidade significa mais saúde e qualidade de vida”, ressaltou.

Ele também lembrou que o Governo Municipal está providenciando a construção da nova Escola da Itoupaba.

Só em 2014, de acordo com o prefeito, já receberam rede de abastecimento do Samae, as comunidades de Sanga do Marco, Volta Curta, Santa Rosa de Lima, Vila Rica, Polícia Rodoviária, Loteamento Araras, Campo Verde, Canjicas e agora Itoupaba (onde a própria escola precisa ser abastecida com água mineral) e Taquaruçú.

Espigão da Pedra

Sandro Maciel, que foi muito aplaudido, antecipou que num futuro próximo a comunidades de Espigão da Pedra também terá rede de abastecimento de água instalada inclusive com estação de tratamento específica.

Moradores comemoram

“Desde que nasci, portanto há 40 anos, aguardava pela implantação do sistema de água própria para consumo”. A afirmação foi proferida pelo agricultor Marcos do Nascimento, que na sexta-feira à noite, dia 15, acompanhou a solenidade de inauguração da instalação da rede de abastecimento de água para as comunidades de Itoupaba e Taquaruçú, no interior de Araranguá. Marcos diz que há 12 anos casou-se e transferiu sua residência para o bairro Alto Feliz. “Nasci e me criei na Itoupaba, onde mantenho raízes familiares. Meus pais, Otávio e Jurani continuam morando na comunidade. Tem propriedade fixada no terreno situado atrás da Igreja Católica. Eles consideram este o melhor lugar do mundo para viver. Faltava uma água de qualidade, mas isto agora já é realidade. Estamos todos radiantes”, confidenciou.

A alegria dele é a mesma demonstrada pelo pintor Antônio Luiz do Nascimento, outro morador de Itoupaba. “Com a rede de água do Samae, nossas famílias poderão consumir água de qualidade e com procedência garantida. Exames foram feitos e estava comprovado que a água até hoje oferecida através dos poços artesianos ameaçava nossa saúde, pois estava contaminada. Finalmente essa preocupação chega ao fim. Hoje é um dia histórico” disse.