Subsecretaria de Políticas Públicas Sobre Drogas prepara campanha contra o tabagismo

A Subsecretaria de Políticas Públicas Sobre Drogas prepara para a última semana do mês, campanha para lembrar o Dia Nacional do Combate ao Fumo, dia 29 de agosto. A ação incluirá palestras, orientações e atividades de conscientização que serão desenvolvidas junto a escolas e comunidade.

Segundo a subsecretária, Priscila Pessi, o objetivo do município é auxiliar os fumantes que desejam abandonar o vício, além da sensibilização da população sobre os malefícios à saúde.

O tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a principal causa de morte evitável no mundo. A OMS estima que um terço da população mundial adulta, isto é, 1 bilhão e 200 milhões de pessoas (entre as quais 200 milhões de mulheres), sejam fumantes. Pesquisas comprovam que aproximadamente 47% de toda a população masculina e 12% da população feminina no mundo fumam.

A Secretaria Municipal de Saúde, por intermédio da Subsecretaria de Políticas Públicas Sobre Drogas, mantém um programa que incentiva o abandono ao tabagismo visando sensibilizar, informar e fortalecer os indivíduos que se dispõe a enfrentar a batalha contra a dependência e a abstinência da nicotina.

Com sede instalada junto à Rua Padre Antônio Luiz Dias, 408, próximo ao Terminal Urbano de ônibus, a Subsecretaria de Políticas Públicas Sobre Drogas atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h30. O telefone para contato é 3524-6283. Também funcionam no mesmo prédio dois serviços complementares: o setor de Saúde Mental e o Ambulatório de Dependência Química, que estão vinculados diretamente a Secretaria Municipal da Saúde.