Novo sistema permite ampliação do serviço de limpeza pública

As ruas e avenidas de Araranguá apresentam melhor estado de conservação desde que a Prefeitura definiu que duas equipes dividam essa tarefa. Dessa forma, um grupo de 15 trabalhadores, que atuam por uma empresa terceirizada, faz a limpeza pública das avenidas e ruas consideradas mais centrais. Ao mesmo tempo, um grupo formado por 26 detentos em regime de semiliberdade, que participam do programa de ressocialização, tem a incumbência de realizar a manutenção nas ruas. Este programa é resultado do convênio firmado entre Prefeitura e Presídio Regional de Araranguá.

EQUIPE DE RESSOCIALIZAÇÃO

Nesta semana, os trabalhadores do programa de ressocialização estão fazendo a limpeza das sarjetas, do passeio público, dos canteiros centrais e a desobstrução dos bueiros no bairro Urussanguinha e parte da Cidade Alta. “Uma equipe de 14 apenados intensifica a manutenção do bairro Urussanguinha. Em vários pontos também temos que providenciar a coleta de entulhos, madeiras, eletrodomésticos usados e outros objetos que são depositados em plena via pública. Paralelamente, outra equipe está integrada por 12 trabalhadores, promove a limpeza da Avenida Presidente João Goulart, no entorno do trevo principal de acesso a Araranguá”, relatou o chefe do grupo, Márcio Honório.

Os detentos que participam do programa de ressocialização cumprem uma jornada diária, entre segunda e sexta-feira de  seis horas e meia de trabalho (das 8 às 12h e das 13h às 15h30).

EQUIPE TERCEIRIZADA

Já a equipe terceirizada, está trabalhando na limpeza da Rua Amaro José Pereira, no bairro Coloninha, trecho situado entre a rotatória de trânsito na esquina do Grêmio Fronteira até o trevo das praias, na SC-447. O prefeito, Sandro Maciel, e o secretário de Obras, Albino Rezende de Souza conferiram “in loco” nesta terça-feira, dia 19, a qualidade do trabalho.

Depois dessa tarefa, Albino anunciou que a equipe terceirizada realizará a limpeza do espaço público da Avenida 7 de Setembro.