Profissionais da Saúde participam de intercâmbio em São Paulo

Profissionais da Prefeitura de Araranguá participaram, durante o último mês, do Projeto Percursos Formativos da Rede de Atenção Psicossocial em Santo André, São Paulo. A duração do projeto é de 10 meses. A cada 28 dias, uma dupla diferente representará o município de Araranguá. O último grupo iniciou no dia 20 de julho e terminou dia 16 de agosto.

A enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde, Bruna Vanti e a orientadora educacional da EBM Jardim das Avenidas, Bernadete Martinello, embarcaram no dia 17 de julho para a formação, cujo tema era “Saúde Mental”, com prática em locais de atendimentos aos dependentes químicos e com intuito de trocar experiências com municípios de todo o país.

Este foi o primeiro grupo a iniciar o percurso nas Redes de Atenção de Santo André. “O percurso contribuiu muito para minha atualização nos temas de saúde mental e atendimento em saúde para usuários de álcool e drogas, além de proporcionar uma reflexão sobre direitos humanos, exclusão social e redução de danos a saúde”, afirmou a enfermeira, Bruna Vanti.

Vanti conta que ao longo do percurso pode perceber realidades diferentes das vivenciadas em Araranguá, e que trouxe várias questões a serem discutidas para implantação de uma Rede de Atenção Psicossocial em Araranguá. Ela relata que o aprendizado mais importante que obteve durante o mês foi a respeito das grandes potencialidades dos usuários dos serviços de saúde mental, que se envolvem com atividades de costura, serigrafia, jardinagem, marcenaria, culinária, informática, reciclagem, arte e esportes. “A reforma psiquiátrica no Brasil, também foi um tema bastante discutido, já que é preconizado o acompanhamento em saúde destes usuários em meio à sociedade, família, amigos e serviço de saúde em redes de atenção”, afirmou.

Já Bernadete, que é da área da educação, destacou o amor pela saúde. “Esse percurso preencheu mais meu gosto por saúde. Agradeço pela oportunidade e pela compreensão de levarem a educação pra esse projeto também”, ponderou.

A secretária de Saúde, Maria Aparecida Costa, relata o privilégio da Secretaria ser contemplada com o projeto. “Não é tão simples nós, como Secretaria, ficar sem um profissional por 30 dias, mas entendemos que esse tema deve ser ampliado na rede e é muito gratificante ver que na ausência do teu colega, que está buscando novas experiências para o nosso município, de lá através das redes sociais conseguia nos animar e nos encorajar pra que a gente acredite nesse trabalho. A Bruna nos emocionou em sua chegada quando disse que não foi um crescimento só profissional, mas também pessoal”, enfatizou.

Profissionais de diversos estados do país participaram do Percurso e para ela, a participação dos profissionais do município neste intercâmbio certamente ganhará qualidade no atendimento em saúde mental.  

Nesta quarta-feira, 20, as profissionais puderam compartilhar as experiências com os colegas de trabalho.